in ,

Copa do Mundo 2022: o que você precisa saber sobre a seleção brasileira

Conheça os jogadores, a trajetória e os possíveis caminhos para a seleção brasileira no Catar

copa do mundo seleção brasileira
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Copa do Mundo mal começou, mas já estamos todos pensando no hexa! Nesta quinta-feira (24), o Brasil começa a sua jornada em busca da tão aguardada sexta estrela, e para você conhecer melhor a trajetória da seleção até aqui e o caminho até o título, o Tracklist reuniu tudo o que você precisa saber sobre a equipe!

Como o Brasil chega para a Copa do Mundo?

O Brasil chega à sua 22ª edição de Copa do Mundo como um dos grandes favoritos ao título. Como a seleção com mais títulos do torneio e a única a participar de todas as suas edições na história, o país é a equipe mais tradicional da competição e chega ao Catar com muitas expectativas.

A seleção fez uma campanha histórica nas eliminatórias sul-americanas para a Copa. Além de não perder nenhuma partida, o Brasil fez o maior número de pontos da história, com 45 pontos em 14 vitórias e 3 empates — e isso tudo com um jogo a menos, visto que o segundo confronto com a Argentina foi cancelado.

O time brasileiro conta com um elenco mais forte e mais jovem em comparação ao de 2018. Além de veteranos como Casemiro, Thiago Silva, Neymar e Daniel Alves, destacam-se muitos jogadores mais novos, como Vinícius Jr., Rodrygo, Gabriel Martinelli e vários outros que também disputam a Copa pela primeira vez, como Richarlison, Pedro, Raphinha e Lucas Paquetá.

Para a estreia, espera-se que a equipe titular seja formada por; Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Vinícius Jr., Richarlison e Raphinha.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Além disso, também é a primeira vez que um técnico brasileiro disputar duas Copas do Mundo de forma consecutiva desde Telê Santana, em 1982 e 1986. Depois de ser eliminado pela Bélgica em 2018, Tite foi mantido à frente do comando da seleção pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e montou um time ainda mais competitivo para 2022.

Conheça os 26 jogadores convocados pelo técnico Tite para a Copa do Mundo:

GOLEIROS:
Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Weverton (Palmeiras)

LATERAIS:
Danilo (Juventus)
Daniel Alves (Pumas)
Alex Sandro (Juventus)
Alex Telles (Sevilla)

ZAGUEIROS:
Thiago Silva (Chelsea)
Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Éder Militão (Real Madrid)
Bremer (Juventus)

MEIO-CAMPISTAS:
Casemiro (Real Madrid)
Fabinho (Liverpool)
Fred (Manchester United)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Lucas Paquetá (West Ham)
Éverton Ribeiro (Flamengo)

ATACANTES:
Neymar (Paris Saint-Germain)
Vinícius Jr. (Real Madrid)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Raphinha (Barcelona)
Antony (Manchester United)
Rodrygo (Real Madrid)
Richarlison (Tottenham)
Gabriel Jesus (Arsenal)
Pedro (Flamengo)

Em quem ficar de olho?

Mais uma vez, Neymar é a grande referência técnica da seleção brasileira. Depois de enfrentar uma crise com a torcida do PSG, equipe francesa em que joga, o craque deu a volta por cima e vive grande fase no clube hoje, formando um dos grandes trios do futebol atual ao lado de Lionel Messi e Kylian Mbappé — e com um dos melhores desempenhos individuais na temporada até o momento.

Porém, a seleção de 2022 não é mais tão concentrada em Neymar como era em 2018. Com o surgimento de novas estrelas e um ataque mais forte, a seleção de Tite está muito bem servida de jogadores e promete ter grandes destaques além de Neymar para a Copa. Entre eles, chamamos a atenção para Vinícius Jr., responsável pelo gol do título da Liga dos Campeões do Real Madrid e um dos pilares do time hoje.

Foto: André Durão

Pelo lado defensivo da bola, Casemiro é um dos grandes líderes do elenco como volante titular da seleção há anos, e será muito importante na campanha pelo hexa. Em sua segunda Copa do Mundo, o zagueiro Marquinhos também deve ser um dos jogadores fundamentais para o bom desempenho do Brasil.

Leia também: Copa do Mundo 2022: tudo que você precisa saber sobre o torneio

Qual é o caminho do Brasil rumo ao hexa?

O Brasil está no Grupo G da Copa do Mundo, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. O grupo, inclusive, é quase uma reprise de 2018, já que a seleção também jogou contra Sérvia e Suíça na última edição do torneio.

Confira quando serão as partidas do Brasil na primeira fase da Copa:

24/11: Brasil x Sérvia  — 16h
28/11: Suíça x Brasil  —  13h
02/12: Camarões x Brasil  —  16h

O primeiro lugar do Grupo G enfrenta o segundo lugar do Grupo H nas oitavas-de-final e vice-versa, e os confrontos seguintes são definidos de acordo com o chaveamento do mata-mata.

Apesar das expectativas, dificilmente a seleção terá vida fácil no Catar. Caso se classifique em primeiro lugar, o Brasil pode ter um dos caminhos mais complicados rumo à final. Nas oitavas-de-final, a equipe pode enfrentar Portugal ou Uruguai, e caso avance para as demais fases, pode jogar contra equipes como Espanha, Alemanha ou Argentina até chegar à decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *