in ,

Universo Spanta esquenta o Rio com shows potentes em abertura do festival

Evento reúne diversos ritmos da música brasileira e convidados especiais durante 14 dias de programação na Marina da Glória

universo spanta
Foto: Divulgação

Após muita espera, o Universo Spanta 2023 chegou no Rio de Janeiro com 14 dias de programação especial para esquentar esse verão chuvoso e finalmente dar o tom do pré-carnaval. E em seu primeiro dia de evento aberto ao público, o festival trouxe Marina Sena, Gilsons — com participação do patriarca Gilberto Gil — e Duda Beat.

O Tracklist esteve presente para acompanhar o primeiro dia e traz tudo o que rolou — e que ainda vai rolar — na terceira edição do Universo Spanta para os próximos finais de semana do evento.

Leia também: Universo Spanta 2023: confira a programação completa

Confira destaques do primeiro dia do Universo Spanta 2023 

Apesar da chuva incessante que toma conta dos primeiros dias do ano no Rio de Janeiro, o público não deixou a energia baixar durante o primeiro dia de Universo Spanta. O evento, que acontece na Marina da Glória, na Zona Sul carioca, conta com três palcos em referência à cidade maravilhosa: Guanabara, Corcovado e Lapa. Neles, cerca de 200 artistas e mais de 250 horas de shows foram divididos em 14 dias de evento durante o verão.

universo spanta
Foto: Reprodução/Instagram/@spantanenem

A presença energética de Marina Sena 

E para dar o tom perfeito de abertura, a mineira Marina Sena foi um dos destaques do primeiro dia de Spanta no Palco Guanabara com muita simpatia e um repertório potente conduzido pelo seu disco “De Primeira” (2021)

Presença enérgica em todos os palcos que pisa, Marina não deu nenhum descanso para o público que pulava, dançava juntinho e cantava os hitsPor Supuesto”, “Voltei Pra Mim” e “Me Toca”. Além dos sucessos do disco, Marina também levou para às margens da Baía de Guanabara o coro de “Apenas um Neném”, seu feat com Glória Groove — quem ela disse ser “o feat mais chique da carreira” —, e teve até uma palinha de “Despechá”, da cantora Rosalía

A vez dos apaixonados com Gilsons part. Gilberto Gil

Com um incrível DNA familiar, a banda Gilsons deu continuidade à noite com uma energia leve e igualmente deliciosa. O trio, composto por José, filho caçula de Gilberto Gil, João e Francisco, netos do cantor baiano, levou as faixas “Pra Gente Acordar“, “Vento Alecrim“, “Vem de Lá” e “Devagarinho“, cantada em coro pelo público no show que teve início às 00h.

A banda ainda chegou com uma homenagem a Novos Baianos com a faixa “Swing de Campo Grande“, que antecedeu a chegada de Gilberto Gil ao palco com muitas palmas do público. “Nosso grande mestre. Nosso imortal”, apresentaram os três.

Com a chegada de Gil, o então quarteto cantou os sucessos “Palco“, “Vamos Fugir“, da banda Skank, o reggaeIs This Love?“, de Bob Marley, e finalizaram com “Toda Menina Baiana” e o hitVarias Queixas“.

View this post on Instagram

A post shared by Universo Spanta (@spantanenem)

Da “sofrência” à volta por cima com Duda Beat 

Para fechar o Palco Guanabara, a pernambucana Duda Beat botou todo o público para dançar com os sucessos dos seus discos “Sinto Muito” (2018) e “Te Amo Lá Fora” (2021).

No repertório, ela levou “Tu e Eu“, “Mais Ninguém“, “50 Meninas“, “Tangerina”, além das faixas “Nem um Pouquinho“, “Meu Pisêro“, “Tocar Você” e, claro, o smash hit Bixinho“, faixa quase obrigatória em todos os shows. Assim como Gilsons, Duda Beat também levou uma geração Gil para o palco e cantou “Todo Carinho” e “Dar uma Deitchada” com Flor Gil, neta do cantor baiano.

O que esperar para os próximos finais de semana de Universo Spanta

Fechando este primeiro final de semana, no sábado (07) o Palco Guanabara trouxe grandes nomes do cenário nacional com Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Ferrugem e Maiara e Maraisa, além do Vitão esquentando o Palco Corcovado. Já neste domingo, a Marina da Glória reúne blocos cariocas tradicionais e da nova geração e recebe o Bloco do Sargento Pimenta em um grande baile com o Cordão da Bola Preta.

O segundo fim de semana começa na sexta-feira, 13/01, misturando atitude e poesia com Emicida, Planet Hemp, BaianaSystem, Rael e Francisco, El Hombre. No sábado, 14/01, a alegria continua a mil com os shows de Thiaguinho, Luísa Sonza, Os Paralamas do Sucesso, Lagum e muito mais. No domingo, 15/01, grandes mestres da MPB sobem ao palco: entre eles, Ney Matogrosso, Nando Reis e Paulinho da Viola.

Para os finais de semana seguintes, o festival vai levar o rap e o trap para os palcos com Mano Brown, Black Alien, L7nonn, Djonga e Matuê na programação. Além deles, sobe ao palco também a cantora grammy winner Ludmilla, a dupla Jorge e Mateus, Alok e Mumuzinho.

Para fechar a edição, o último final de semana promete ser inesquecível. Na sexta, 27/01, o festival abre espaço para o pop potente de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Pocah, Majur, o carnaval de Bloconcé e Sereias da Guanabara em uma grande festa colorida. No sábado, 28/01, tem mais música plural com os shows de Iza, Jão, além de Xamã, Fábio Jr, Claudia Leitte, Alcione, Dilsinho, Agytoê, e muito mais. E, no domingo, 29/01, encerrando a edição 2023, Xande De Pilares, Pixote, Belo, Fundo De Quintal e diversas rodas de samba importantes do Rio vão promover uma grande festa do samba no esquenta para o carnaval carioca.

Confira aqui o line-up completo para os próximos finais de semana do Universo Spanta 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *