in ,

CHARTS: Mariah Carey retorna aos destaques com “All I Want For Christmas Is You”

mariah carey natalino

Conforme o Natal se aproxima, alguns de seus grandes clássicos musicais retornam aos destaques comerciais por todo mundo. Um dos maiores sucessos de Mariah Carey, “All I Want For Christmas Is You”, embarca nessa época do ano alcançando as primeiras colocações das paradas por mais uma vez — e em alguns lugares, pela primeira.

Apesar de se consagrar como o maior hit natalino do pop mundial, a música ainda não havia alcançado as dez primeiras posições nos Estados Unidos, feito inédito para a cantora, que soma seu 28º single entre os melhores postos da lista nessa semana. Já no Reino Unido, a faixa retorna ao seu pico na vice-liderança pela primeira vez desde seu lançamento, em 1994.

Ambas as tabelas, entretanto, continuam lideradas por Ed Sheeran. A atual música de trabalho do cantor, “Perfect”, permanece no topo das paradas americana e britânica por uma segunda semana consecutiva, além de impulsionar as vendas de seu último álbum de estúdio, “÷”, que retorna ao topo em sua terra natal por mais uma atualização em 2017.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Ed Sheeran deve continuar dominando as vendas em território americano até o fim do ano. O mais recente single do cantor, “Perfect”, e seu dueto acústico com Beyoncé lideram a Billboard Hot 100 por uma segunda semana consecutiva, conforme ganha cada vez mais espaço em vendas e nas rádios locais.

A canção registrou aproximadamente 117 milhões de execuções nas estações de rádio dos Estados Unidos e 39,7 milhões de reproduções em serviços de streaming num aumento de 14% em ambos os quesitos, apesar da faixa decair em vendas digitais quase pela metade em comparação à semana passada, totalizando 98 mil downloads na soma de sua versão original e acústica.

Entre as dez primeiras colocações da tabela, destacam-se apenas dois nomes inéditos. O mais notável entre eles é “MotorSport”, última colaboração do Migos com as rappers Nicki Minaj e Cardi B que assume o sexto lugar após o lançamento oficial de seu videoclipe, escalando nove degraus no processo. A faixa, que reuniu cerca de 31,7 milhões de streams, é a segunda música de trabalho do trio americano a chegar à região de destaque da lista, sucedendo a ex-líder “Bad And Boujee”.

Já na nona posição, Mariah Carey emplaca seu grande sucesso natalino pela primeira vez entre as primeiras posições da Billboard Hot 100. “All I Want For Christmas Is You” conquista um pico inédito na parada americana com seu enorme crescimento em streams e airplay com o fim do ano se aproximando, além de uma marca de 19 mil vendas digitais ao longo da última semana.

Até então, “All I Want For Christmas Is You” havia chegado apenas até o 11º lugar da lista. A faixa se torna o 28º single da cantora a ocupar um dos dez primeiros postos — empatando com Stevie Wonder no ranking de artistas com mais hits entre os melhor colocados e posicionando-se atrás apenas de Madonna (38 singles), Beatles (34), Rihanna (31) e Michael Jackson (29) — e a primeira a alcançar tal feito desde “Obsessed”, lançada em 2009.

Mariah também se junta ao grupo de artistas a emplacar ao menos uma canção entre as primeiras posições nas três últimas décadas. Junto à nova-iorquina, também se encontram nomes como Christina Aguilera, Whitney Houston, Britney Spears, Jay-Z, Dr. Dre, Snoop Dogg, Usher, Jennifer Lopez, Enrique Iglesias e os próprios Michael Jackson e Madonna.

Sendo assim, as dez primeiras colocações da Billboard Hot 100 são preenchidas na seguinte ordem:

1. “Perfect”, Ed Sheeran e Beyoncé (-)
2. “Rockstar”, Post Malone e 21 Savage (-)
3. “Havana”, Camila Cabello e Young Thug (-)
4. “Gucci Gang”, Lil Pump (-)
5. “Thunder”, Imagine Dragons (-)
6. “MotorSport”, Migos com Nicki Minaj e Cardi B (15–6)
7. “Too Good At Goodbyes”, Sam Smith (6–7)
8. “Bad At Love”, Halsey (-)
9. “All I Want For Christmas Is You”, Mariah Carey (11–9)
10. “No Limit”, G-Eazy com A$AP Rocky e Cardi B (7–10)

Assim como na tabela de singles, poucas novidades marcam as primeiras posições da Billboard 200. A maior delas é o mais recente lançamento de Luke Bryan, “What Makes You Country”, que se torna seu quarto trabalho de estúdio a ocupar o topo do ranking ao debutar diretamente na liderança com cerca de 108 mil unidades vendidas.

O disco é apenas o quarto título de country a chegar à primeira colocação da tabela americana nos últimos doze meses (sucedendo Kenny Chesney, Shania Twain e Thomas Rhett), consagrando assim 2017 como o ano mais bem-sucedido do gênero desde 2014, quando cinco projetos diferentes assumiram a ponta da tabela.

As duas outras estreias se tratam de novidades do hip-hop. A primeira delas é “Quality Control: Control The Streets, Vol. 1”, primeira compilação assinada pela gravadora homônima que aparece no quinto lugar com 52 mil cópias vendidas. O trabalho reúne colaborações de nomes como Migos, Nicki Minaj, Young Thug, Travis Scott, Lil Yachty, Cardi B, Kodak Black, Ty Dolla $ign, entre vários outros.

Logo abaixo, na sexta colocação, Big Sean e Metro Boomin debutam seu mais novo álbum de estúdio colaborativo, “Double Or Nothing”. O título, que registrou aproximadamente 47 mil unidades comercializadas ao longo de sua primeira semana de vendas, é o segundo projeto tanto do rapper californiano (à frente do ex-líder “I Decided”, de fevereiro) quanto do produtor (sucedendo “Without Warning”, lançado em parceria com 21 Savage e Offset no mês passado) a chegarem aos primeiros lugares da lista em 2017.

Os dez discos melhor posicionados na mais recente atualização da Billboard 200 são:

1. “What Makes You Country”, Luke Bryan (*)
2. “Reputation”, Taylor Swift (3–2)
3. “÷”, Ed Sheeran (4–3)
4. “A Pentatonix Christmas”, Pentatonix (5–4)
5. “Quality Control: Control The Streets, Vol. 1”, compilação (*)
6. “Double Or Nothing”, Big Sean e Metro Boomin (*)
7. “From A Room: Volume 2”, Chris Stapleton (2–7)
8. “The Thrill Of It All”, Sam Smith (7–8)
9. “Christmas”, Michael Bublé (8–9)
10. “Stoney”, Post Malone (11–10)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

O fim de ano será promissor para Ed Sheeran em sua terra natal. Com o grande plano de divulgação de sua atual música de trabalho, “Perfect”, o cantor lidera a parada britânica por mais uma semana, impactado pelas vendas de seu recém-lançado dueto acústico com Beyoncé.

Vale salientar que os números obtidos pela versão sinfônica da canção, com a participação especial de Andrea Bocelli, não foram contabilizados para a mais recente atualização do Official Charts. É esperado que estes sejam válido apenas para a semana que vem, podendo isolar o britânico ainda mais longe na liderança.

Com isso, o inglês impediu um avanço ainda maior de “All I Want For Christmas Is You”, hit absoluto de Mariah Carey na época de Natal. A faixa escala três degraus em direção ao segundo lugar, revisitando sua posição de pico, alcançada pela última vez no ano de lançamento da canção, em 1994.

Um sucesso natalino que supera sua própria marca pessoal no Reino Unido, contudo, é “Last Christmas”, do Wham!. A faixa, que já havia conquistado um pico inédito na semana passada, amplia seu recorde até a terceira colocação no primeiro Natal sem George Michael, ex-integrante do duo.

Confira como são ocupados os dez primeiros postos da tabela britânica de singles:

1. “Perfect”, Ed Sheeran e Beyoncé (-)
2. “All I Want For Christmas Is You”, Mariah Carey (5–2)
3. “Last Christmas”, Wham! (6–3)
4. “Havana”, Camila Cabello e Young Thug (-)
5. “Anywhere”, Rita Ora (3–5)
6. “Dimelo”, Rak-Su com Wyclef Jean e Naughty Boy (2–6)
7. “Fairytale Of New York”, The Pogues e Kirsty MacColl (10–7)
8. “Man’s Not Hot”, Big Shaq (-)
9. “Silence”, Marshmello e Khalid (7–9)
10. “I Miss You”, Clean Bandit e Julia Michaels (9–10)

A lista de discos também permanece sem grandes novidades. O maior destaque é o retorno de Ed Sheeran ao topo com seu último trabalho de estúdio, “÷”, após 41 semanas registradas na parada até então, desbancando “The Thrill Of It All”, de Sam Smith. O título teve suas vendas alavancadas com o grande sucesso de “Perfect”, quarto single a ser extraído de sua tracklist que, tal como já mencionado, lidera as tabelas americana e britânica atualmente.

Um dos dois nomes inéditos entre as primeiras colocações é o de Rag’n’Bone Man e seu aclamado álbum de estreia, “Human”. O projeto, um dos mais bem-sucedidos no Reino Unido em 2017, conquista oito postos rumo ao quinto lugar do ranking, ultrapassando materiais de Paloma Faith, Roy Orbison, Little Mix e Elvis Presley no caminho.

Já o segundo se trata de Michael Bublé e seu clássico disco natalino, “Christmas”. O trabalho retorna à região de destaque do Official Charts por um sexto ano consecutivo, assumindo a décima posição com aproximadamente 7,5 mil streams ao longo dos últimos sete dias — o maior percentual da semana.

Assim são ocupadas as dez primeiras colocações da parada britânica de álbuns nesta semana:

1. “÷”, Ed Sheeran (2–1)
2. “The Thrill Of It All”, Sam Smith (1–2)
3. “Beautiful Trauma”, P!nk (4–3)
4. “Together Again”, Michael Ball e Alfie Boe (3–4)
5. “Human”, Rag’n’Bone Man (13–5)
6. “The Architect”, Paloma Faith (7–6)
7. “A Love So Beautiful”, Roy Orbison e Royal Philharmonic Orchestra (8–7)
8. “Glory Days”, Little Mix (6–8)
9. “Christmas With Elvis And The Royal Philharmonic Orchestra”, Elvis Presley e Royal Philharmonic Orchestra (-)
10. “Christmas”, Michael Bublé (12–10)


Ed Sheeran deve continuar dominando as paradas na semana que vem. Além do lançamento de mais uma versão de “Perfect”, com uma sinfonia acompanhada pelo tenor italiano Andrea Bocelli, o cantor também colaborou para a faixa de maior potencial comercial do novo disco de Eminem, “River”, que já lidera as listas americana e britânica de downloads do iTunes.

O rapper também será um dos grandes destaques das próximas atualizações com a chegada de seu aguardado novo álbum de estúdio, “Revival”. É esperado que o título debute diretamente no topo nas duas principais tabelas musicais do mundo, ainda que também tenha disputa de dois outros artistas do gênero: G-Eazy e seu trabalho inédito, “The Beautiful & Damned”; e Jeezy com “Pressure”.

A estreia mundial de “Star Wars: Os Últimos Jedi” tem grandes chances de impactar as paradas. Atualmente, sua trilha sonora, comandada por John Williams, divide as vendas com o mais recente projeto do N.E.R.D, “No One Ever Really Dies”, e o título homônimo do Asking Alexandria, que também devem assegurar um lugar entre as primeiras posições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *