in

“Não há limites ou fronteiras para nós”, diz BTS na TIME; entenda por quê!

Foto: Divulgação

Não sei se vocês sabiam disto, mas até o ano passado o BTS não possuía uma música inteiramente inglês — “Dynamite” foi a primeira. Desde então, a mudança do idioma de suas faixas tem gerando um grande debate entre os ARMY. Em entrevista à TIME, o BTS falou um pouco mais sobre suas músicas mais recentes e os planos para o futuro.

Leia também: SUGA, do BTS, produz remix de música-tema da Samsung; ouça

"Não há limites, nem fronteiras para nós", diz BTS na Time; entenda por que!
Foto: Divulgação

Que o BTS em gigante em todos os sentidos, ninguém tem dúvidas, certo? Quando achávamos que os meninos não tinham mais recordes para quebrar, nos provaram o contrário — e isso está acontecendo em charts do mundo inteiro.

Com a faixa “Butter” ocupando a liderança da Hot 100 da Billboard por sete semanas seguidas, o lançamento da faixa mais recente, “Permission to Dance”, nos surpreendeu ainda mais.

O videoclipe da canção alcançou 1 milhão de curtidas em menos de 15 minutos, tornando-se o segundo clipe mais rápido a atingir essa marca— posição que antes era de “Butter”, o single antecessor.

A nova faixa não apenas estreou na liderança da Hot 100, como também do ranking de vendas digitais. Segundo os dados da Digital Song Sales Chart, “Permission to Dance” estreou em #1 e “Butter” desceu uma posição.

Em pouco mais de 50 horas depois do lançamento, “Permission to Dance” alcançou 100 milhões de visualizações no YouTube — 3 milhões de usuários assistiram à estreia do clipe simultaneamente.

Enquanto isso, “Dynamite” alcançou 1 bilhão de reproduções no Spotify, tornando-se a primeira canção de um grupo coreano a atingir a marca. Agora, é hora de olhar para frente e pensar no próximo single!

Recentemente, os meninos do BTS conversaram um pouco com a revista TIME. Confira alguns destaques!

Confira alguns destaques da entrevista do BTS para a TIME

Do coreano para o inglês

A mudança do coreano para o inglês gerou um grande debate entre fãs e críticos, mas também se mostrou uma receita infalível do sucesso — prova disso foi “Dynamite”.

Durante a entrevista, RM foi bastante direto em rebater as críticas dos que questionam a evolução linguística do grupo: “Temos algumas mudanças em mente”, diz. “Não acho que [isso] seja ruim […] Em geral, com idioma não há fronteiras ou limites.”

Além disso, como observa, eles estão no mercado musical desde 2013; mudanças, portanto, são garantidas. “Queremos transcender tudo, até nós mesmos”, diz ele. “O idioma não importa tanto para nós como no passado.”

J-Hope também não está preocupado com mudanças. Na verdade, ele e seus seis companheiros de banda querem crescer ainda mais com isso.

A mudança neste caso, são mais música em inglês. “Acho que é interessante ver os resultados de experimentar essas coisas novas”, explicou ele à TIME.

E continuou: “Comecei a ter mais interesse, meu inglês melhorou e é realmente divertido.” O membro V concordou: “Não foi um processo fácil, mas os resultados foram bons.”

Os recordes dos singles

Os bons resultados aos quais V se refere dizem respeito aos sucessos mais recentes do grupo: “Butter”, lançada em maio passado, e “Permission to Dance”, de julho.

Como já mencionamos, a primeira ficou sete semanas consecutivas na liderança da Hot 100, um recorde para o septeto, e saiu de lá somente após o lançamento do último single — poucos dias depois, “Butter” estava de volta ao primeiro lugar.

Juntas, ambas as músicas os ajudaram a quebrar o recorde da maior quantidade de semanas nos dois primeiros lugares na história das paradas de vendas digitais de músicas; a substituição dupla também é histórica.

Esses sucessos seguem o hit “Dynamite”, de 2020 — que, como mencionamos, foi o primeiro single 100% em inglês da banda —, música que bombou nas paradas de rádio no verão passado do Hemisfério Norte.

Essas faixas, diz Jin, “compartilham energia e alegria com os ouvintes”. Isso, claro, sem contar com o fan service: “Para ‘Permission to Dance’ especificamente, incorporamos movimentos de dança que qualquer pessoa pode seguir facilmente”, diz ele.

Os três passos, na verdade, são gestos da Língua Internacional de Sinais que significam as palavras “alegria”, “dança” e “paz”.

A próxima música do verão…

O grupo de K-pop tem um extenso repertório de raps que abordam uma variedade de temas, portanto o fato de terem deixado as músicas mais animadas não significa uma mudança drástica de identidade.

Isso, na verdade, mostra um belo desenvolvimento e o envolvimento com um lado mais específico do trabalho.

“O que chamamos de músicas do verão geralmente são músicas que remetem a uma brisa fresca, músicas fáceis de ouvir”, disse Suga.

Apesar das limitações de viagens e apresentações ao vivo, impostos pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), suas performances virtuais os ajudaram a manter o sucesso e a conexão com os fãs.

Contudo, isso não significa que eles não estão prontos para voltar para os estádios que costumavam frequentar. “Ficamos muito impacientes para ver nossos fãs pessoalmente”, disse Jung Kook.

Ainda assim, eles permanecem tímidos sobre os planos para o futuro e a próxima Era de suas músicas. “Se olharmos para um futuro mais distante, nada está decidido ainda”, diz V; Jin dá uma dica: será “algo novo”.

Ficaremos atentos a todos os detalhes, meninos! 👀


O que achou do bate-papo? Gostou da entrevista do BTS para a TIME? É fã da banda? Acompanhe e comente essas e outras notícias pelas nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *