in ,

A-ha: gravadora prepara relançamentos para 2015

A-ha

A celebração dos 30 anos do A-ha não será apenas no palco do Rock In Rio 2015, que também festeja a mesma idade: a gravadora Warner Music deve preparar grandes relançamentos do trio norueguês para o ano que vem.

Uma edição remasterizada do álbum-début Hunting High And Low de 1985 deve ganhar uma Super Deluxe Edition com várias canções-bônus e vinil. O lançamento deve ocorrer em junho.

O vídeo A-ha – Live At South America, anteriormente lançado em VHS e Laserdisc, ganhará  pela primeira vez uma versão em DVD.

Álbuns como Scoundrel Days de 1986, Stay On These Roads de 1988, East Of The Sun, West Of The Moon de 1991 e Memorial Beach, o álbum que saiu do synthpop em 1993 também serão relançados em versões remasterizadas.

Análise

O A-ha, formado por Magne Furuholmen, Paul Waaktaar-Savoy e Morten Harket foi um dos mais importantes grupos dos anos 80. Conquistaram milhares de fãs em todo o mundo com o vídeo Take On Me, angariando 5 estatuetas no MTV Music Awards e apresentaram uma proposta inovadora para a música pop. A voz de Harket era um grande diferencial nas composições de Pal Waaktar. O tecladista Magne era determinante no estúdio, principalmente na elaboração dos arranjos.

The Sun Always Shines on T.V., There´s Never A Forever Thing, Cry Wolf, Touchy, Stay On Theses Roads, The Living Daylights e Early Morning foram alguns dos singles de maior êxito do grupo.

Muitos criticavam o sucesso do A-ha naquela época, classificando seu trabalho como não-amadurecido, assimilado como uma música pop descartável. Ledo engano: o pop sofisticado se aliava ao claro apelo comercial que  estava em voga. O vídeo You Are The One de 1988, com imagens externas em Nova York, era uma tentativa clara de conquistar o principal mercado fonográfico: o norte-americano.

Cinco anos depois, talvez o maior erro em Memorial Beach tenha sido a tentativa de uma nova roupagem as composições do grupo: canções acústicas e nada de synthpop. De fato, o grunge estava em alta naquela época e apesar dos singles Dark Is The Night For All e Angel In The Snow terem sidos bem recebidos pelos fãs, o sucesso comercial esperado não aconteceu e o grupo entrou em um hiato de sete anos, se preparando para mergulhar no século XXI com Minor Earth Major Sky.

Toda esta trajetória será vivenciada no Palco Mundo em setembro, no Rock In Rio.

4 comentários

Leave a Reply

    One Ping

    1. Pingback:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *