in

Universo Paralello 2024: confira 11 destaques do festival

17ª edição do festival aconteceu na praia de Pratigi, na Bahia

Foto: 2Take (Divulgação/Universo Paralello)

Por Tarcísio Boquady – O Universo Paralello 2024, que aconteceu entre 27 de dezembro e e 3 de janeiro, foi marcada por transformações que surpreenderam os frequentadores.

O festival, que está em sua 17ª edição, iniciou uma nova fase em que prioriza a natureza, a diversidade e a pluralidade, valorizando sua história e comprovando que sua criação consistiu em olhar para o passado para aprimorar os passos para o futuro. Acompanhamos os 7 dias de festival na praia de Pratigi, na Bahia, e listamos os principais destaques dessa edição que inicia uma nova era para o festival.  

11 destaques do Universo Paralello 2024

1) Nova configuração do espaço

O Universo Paralello conseguiu valorizar a convivência e melhorar o trânsito das pessoas pelo festival ao transferir o main floor para a praia, retomando as origens nos anos 2000 quando só existiam duas pistas, ambas localizadas em frente ao mar.

Segundo Juarez Petrillo, fundador do festival, essa foi uma forma de trazer mais respiro, oxigenação e fluidez, deixando a paisagem mais integrada com a natureza. Esse novo formato valoriza ainda mais a arquitetura de bambu e as instalações artísticas do festival, eliminando as barracas de camping da paisagem. O camping, a praça de alimentação e o posto médico ficaram concentrados na área após o mangue que separa a praia do restante do festival, deixando tudo mais setorizado e organizado. 

Foto: Conexão Studios (Divulgação/Universo Paralello)

2) Fogos na Virada 

Há muitas edições, o festival não realizava queima de fogos durante a virada de ano – momento que ficava reservado à apresentação do Alok, sempre no dia 2 de janeiro. Esse ano, a virada começou com um momento muito especial e reflexivo com apresentação de cantos tradicionais do povo Yawanawa, seguida pelo som eletrônico pulsante do DJ Swarup, fundador do festival, apresentando uma queima de fogos espetacular e memorável na praia de Pratigi. 

Foto: 2Take (Divulgação/Universo Paralello)

3) Baile afrofuturista direto de Salvador

O agitador cultural soteropolitano Uran Rodrigues levou duas noites para o palco do Circulou. O tradicional baile O Pente e o queer Baile Neon marcaram com muito black, cultura queer, ballroom, dub e latinidades. Trouxe o criador de conteúdo, apresentador e agora cantor Spartakus para apresentar pela primeira vez ao público músicas inéditas de seu primeiro EP “Spartta“, previsto para o primeiro semestre. Durante seu show, além das já lançadas “Lenda” e “Missão”, ele apresentou a inédita “Respeita!” que será lançada dia 12 de janeiro.

4) Arrocha e Bregadeira invadem o Universo Paralello 2024

A inclusão de grupos de bregadeira e arrocha, que fazem muito sucesso no interior e no baixo sul da Bahia, foi um verdadeiro presente para os nativos que frequentam o festival. Em tempos de debates decoloniais, o show do Rei da Cacimbinha, dono dos hits “Vou pro Cabaré” e “Muriçoca” no palco Circulou, trouxe aquele clima de boteco de interior baiano, lembrando a todos que apesar de tantas atrações nacionais e internacionais, estamos na terra do arrocha.

O show do Boyzinho, autointitulado como rei da bregadeira, foi a última atração do festival e levou o público a dançar muito brega com arranjos modernos e integrados com a atmosfera eletrônica do festival – como na música “Trip do Boyzinho”, que mistura trance com arrocha e atualmente conta com quase 48 milhões de execuções só no Spotify. O contagiante samba do grupo Dona Dalva de Cachoeira, a doutora do samba, direto de Cachoeira-BA, abriu o Palco Paralello mostrando a importância e diversidade da cultura popular e tradicional da região. 

Foto: Coletiva.a.mente (Divulgação/Universo Paralello) 

5) Mulheres abrindo alas no UP e Main Floor

A primeira noite do UP Club foi marcada por forte presença feminina de DJs nacionais e internacionais como Eli Iwasa, Ashibah, Fernanda Pistelli, Curol e Sadra. Sem contar com a DJ Ekanta, mãe do Alok, que abriu o Main Floor.

Foto: 2Take (Divulgação/Universo Paralello)

6) Som de Bob Reggae no Palco Paralello

Uma verdadeira constelação de astros do reggae nacional chamada Som de Bob abrilhantou a noite do Palco Paralello. O projeto reúne ícones como Helio Bentes, do Ponto de Equilíbrio, Rodrigo Piccolo, da banda Mato Seco, Tati Portella, ex-Chimarruts, além de Josh David Barrett, integrante do The Wailers, banda da lenda Bob Marley, grande homenageado do projeto. 

7) Despedida da rapper Cynthia Luz 

Cynthia Luz se uniu ao parceiro rapper Froid para um show emocionante de despedida no Palco Paralello. O público em total sintonia cantou em coro todos os sucessos marcando esse grande momento na carreira da rapper, que optou por se afastar dos palcos. 

Foto: 2Take (Divulgação/Universo Paralello)

8) Gestão ambiental

Além de todo o trabalho da equipe de gestão ambiental, que inclui limpeza constante dos espaços, dos banheiros e chuveiros e a realização de triagem e reciclagem dos resíduos, o Universo Paralello 2024 realizou uma ação nova. A Coleta Coletiva contou com a colaboração do público no cuidado com o lixo reciclável. Em parceria com a Papelito e a Universo Paralello Store, o público recebeu sacolas específicas para coletarem recicláveis e trocar por brindes durante o festival. 

9) Reuniões importantes 

A abertura da pista 303 no primeiro dia do festival contou com uma apresentação especial dos DJs Swarup, Aladin e Shove. Uma abertura emocionante e calorosa pelo trio ter sobrevivido aos atentados de Israel. No Main Floor, durante a apresentação do Lógica, duo formado por Alok e Bhaskar, reuniram Ekanta, Swarup e Vegas para confraternizar nas pick ups. 

10) Ekanta realizando sessão de sound healing 

Ekanta, principal nome feminino da cena psytrance nacional e mãe de Alok, realizou uma sessão terapêutica e meditativa de sound healing no círculo de cura do Circulou. O trabalho visa trabalhar as células do corpo por meio de frequências sonoras de instrumentos orientais que se utilizam das vibrações para regenerar a mente e o corpo.   

Foto: Conexão Studios (Divulgação/Universo Paralello)

11) Pista intimista e exclusiva com DJs no Vila Mundo

Os frequentadores do Vila Mundo, um acampamento exclusivo do festival, contaram com apresentações de djs renomados numa pista pequena e intimista. Nomes como Vegas e Bhaskar realizaram sets especiais, bem próximos ao público, mostrando a generosidade artística de ambos. E o espaço encerrou com apresentação do DJ paulistano e diretor de produção do festival João Gorski, só com música brasileira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *