in

De olho no hype: quais músicas têm bombado no TikTok recentemente?

Logo do TikTok, rede social popular pela divulgação de música que viraliza na internet
TikTok já é a rede social mais baixada no mundo, superando o Facebook, o Instagram e WhatsApp | Foto: Reprodução

Desde que o TikTok se popularizou pela internet, ele se tornou uma grande fonte de conhecer músicas novas. Trechos de músicas utilizadas nos clipes produzidos por lá acabam também contando como uma forma de streaming e contando para Billboard e outros charts, por exemplo. Vê-se então uma nova dinâmica de produção e compartilhamento de música, com campanhas de marketing às vezes 100% apoiadas na rede social do momento, surfando no chamado hype.

Leia também: Lady Gaga mostra transformação em sua primeira publicação no TikTok

Com isso, volta e meia esbarramos com uma música recente que tem milhões de visualizações apenas por um primeiro vídeo que viralizou e que vai espalhando para outras pessoas. Não fazemos ideia de onde ou a contextualização daquela música ou som, mas, gostamos. Essa é a coisa do Tiktok, paralela a nos divertir e informar com vídeos curtos.

hype tiktok
TikTok já é a rede social mais baixada no mundo, superando o Facebook, o Instagram e WhatsApp | Foto: Reprodução

Um estudo recente mostra que até mesmo o nosso consumo mudou e ele pode se relacionar ao aplicativo: jovens em sua maior parte não conseguem escutar músicas maiores de 3 minutos. O tempo máximo de um vídeo na rede é de 3 minutos. Seria coincidência?

A verdade é que nos pegamos na maior parte do tempo obcecados pelo o que está em alta por lá, mas, nem sempre adentramos em tudo, uma vez que é informação demais. Por isso, trazemos aqui algumas das canções que mais tem feito sucesso por lá ultimamente e suas contextualizações. Continue lendo para conferir!

“Nuestra Cancíon”

Você provavelmente já se deparou com “Nuestra Cancíon” enquanto passava pelos vídeos do aplicativo. A música, diferente da maior parte de outras populares por lá, é de 2015 e do grupo musical colombiano Monsieur Periné. Destaca-se por ser uma canção em espanhol e ter viralizado à nível global ao virar trilha de vídeos de uma quase trend que consiste em mostrar os pets de estimação. América Latina furando a bolha e tendo uma música reconhecida!

“Money” 

A música é de LISA, integrante do Blackpink, que também tem trilhado sua carreira solo. Ao termos uma música de k-pop entre as mais populares de todo o aplicativo, é inegável a força que pode se constatar do gênero musical e o quanto o TikTok tem o potencial de espalhar o gênero para quem ainda não conhece.

De certa forma, parece que a canção foi feita e encaixa muito bem com o aplicativo: há toda uma coreografia da música no YouTube performada pela própria cantora que é replicada em partes por usuários em vídeos, criando uma nova trend contagiante. Os resultados são bons, tendo LISA chegado recentemente ao quinto lugar com “Money” no Top 50 Global do Spotify.

“TWINNEM”

Apesar de ter sido lançada apenas em setembro, desde seu lançamento a música “TWINNEM” tem tido gigante repercussão em vídeos. A canção de Cori Leray fala sobre amizades fortes, e, acabou sendo trilha de vários vídeos desde seu lançamento. Neles, as pessoas aparecem junto de amigos em diversos cortes mostrando afetos ou até mesmo roupas parecidas. O contexto da trend é realmente parecido com a temática da canção.

https://www.tiktok.com/@dislilmama/video/7025280317514599685?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1&q=TWINNEM&t=1636809419129

“PRAISE GOD”

Logo após o lançamento do “DONDA”, “Praise God” pegou de vez os usuários do TikTok. Especialmente uma parte dela: “Even if you’re not ready for the day, it cannot always be night” (mesmo que você não esteja pronto para o dia, não pode sempre ser noite). Esse trecho foi o suficiente para uma enorme trend ter sido criada, em que parte do clipe os usuários apareciam desarrumados e no próximo corte do clipe apareciam muito arrumados. Algo como se fosse uma “transformação”. Será que Kanye West criticaria a trend por descontextualizarem a canção? De qualquer forma, a música e sua energia 100% combinam com os clipes.

https://www.tiktok.com/@scarlet_may.1/video/7027535148191124783?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1&q=praise%20god&t=1636810011453

“Se Tá Solteira”

Mesmo sem uma trend específica acompanhando a música, ela tem sido trilha comum nos vídeos do TikTok e até virado meme fora dele. “Se Tá Solteira” é parceria entre FBC e Mac Júlia, e, a teoria é que ela chamou bastante atenção por lembrar funks do início dos anos 2000 e nos ganhou pela nostalgia. Sua letra é contagiante e segue a linha do recém lançado álbum de FBC “BAILE”, inspirado pelo gênero Miami Bass.

@n0_hom0_

se ta solteira vamo ficar de casal…

♬ Se Tá Solteira – FBC & VHOOR & Mac Júlia

“Por Supuesto”

“Por Supuesto” foi a música responsável por estourar Marina Sena de vez. Ela tem sido responsável pela trilha sonora de uma quantidade considerável de vídeos no TikTok, resultando na entrada no Top Global Viral do Spotify recentemente, posição antes apenas ocupada por uma brasileira: Anitta. “Por Supuesto” ganhou também outras versões por lá, como o seu mash up com funk. Impossível “Eu já deitei no seu sorriso só você não sabe” não ter ficado na sua cabeça do último mês pra cá!

https://www.tiktok.com/@bielfernandes._/video/7023556753488956677?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1&q=por%20supuesto&t=1636810315670

“Coração Cachorro”

“Coração Cachorro” ganhou uma proporção tão grande que acabou furando a bolha do sertanejo e piseiro e é quase impossível alguém não conhecer a versão hoje em dia. A música de Avine Vinny e Matheus Fernandes nos mostra como o Tiktok é uma ótima plataforma pra conhecer coisas que nem imaginamos existir por estarmos focados em apenas um tópico. A música viralizou devido sua coreografia.

Se você ainda não percebeu, ela é uma versão com samples de “Same Mistakes” do James Blunt. “Coração Cachorro” chegou até aos ouvidos do cantor, que gravou um vídeo costurando com a performance dos dois. Atualmente, ele obtém parte dos royalties da canção de forma amigável, uma vez que a melodia utilizada é sua.

@jamesblunt

Congratulations on the No.1, guys! Will send my bank details shortly… #coracaocachorro #latecoracao #fyp #fy

♬ Coração Cachorro – Avine Vinny & Matheus Fernandes

“Tiffany”

Depois de estourar com “Moda Casual de Luxo”, MD Chefe tem agora a música “Tiffany” como viral. Nos vídeos, as pessoas aderiram as dancinhas do cantor e criam suas próprias coreografias, que popularizam na rede. Outro ponto legal de se reparar é que junto dela também está em alta a sua versão funk, que tem aparecido constantemente por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *