in

Teresa Cristina irá cantar em evento da ONU; saiba mais

Cantora foi convidada a participar da cerimônia de abertura do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes

Foto: Thalles Garbin

Em sua terceira sessão, o Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes da ONU reúne instituições de direitos humanos e representantes da sociedade civil para identificar e analisar boas práticas, desafios, oportunidades e iniciativas para a promoção dos direitos humanos das pessoas afrodescendentes. Este ano, o evento será realizado entre os dias 16 e 19 de abril, no Palácio das Nações, em Genebra, na Suíça, e contará com a participação de Teresa Cristina na cerimônia de abertura.

Teresa Cristina canta na ONU

Por onde passa, Teresa Cristina leva a bandeira do samba, gênero inventado na Bahia por descendentes de escravos africanos e que no Rio de Janeiro ganhou expressão graças à Tia Ciata, tornando-se uma potente ferramenta de transformação social e de reafirmação da identidade do povo negro. Atenta e forte, Cristina também é referência na luta pela inclusão das mulheres na música e no samba em geral. Ela se tornou a primeira artista do gênero a ter uma banda formada inteiramente por mulheres negras.

Em Genebra não será diferente. Como o Brasil é o país com maior número de afrodescendentes fora da África, o Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes é de grande importância para o governo brasileiro que, por meio Projeto Atlântico Vermelho leva Teresa para cantar na cerimônia de abertura do evento e da exposição de arte com artistas brasileiros em exibição do dia 15 ao 26 no Mezanino Principal da ONU. Palestras para debater o racismo no Brasil também estão programadas para acontecer durante este período. 

Sendo assim, Teresa Cristina escolheu dois sambas de extrema importância para cantar: “Zé do Caroço”, composição de Leci Brandão de 1978 que conta a história de um comunicador negro que foi fundamental na transmissão de notícias em sua favela e se tornou símbolo de resistência a partir deste música; e “Canto das Três Raças”, música reconhecida como um dos símbolos de luta e resistência da população negra brasileira, sendo entoada em vários cantos do país e regravada por inúmeros artistas.

A cantora comenta sobre o convite: “Me sinto profundamente honrada com o convite de cantar na abertura do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, evento de extrema importância. A emoção de representar o Brasil e levar o samba para todas as nações têm um poder muito grande. Não à toa escolhi cantar ‘Zé do Caroço’, da genial Leci Brandão, e o ‘Canto das Três Raças’, canção eternizada na voz da grande Clara Nunes”.