in ,

Plantão Festival: Matuê e Clara Mendes falam sobre 2ª edição

Evento acontece nos dias 19 e 20 de abril, em Fortaleza/CE

Foto: Gabriel Brasil (@gabrielbrasilphoto)

Faltam poucos dias para a realização da segunda edição do Plantão Festival. Neste ano, o evento vai acontecer em dois dias, 19 e 20 de abril, no Marina Park, em Fortaleza, no Ceará. Em entrevista ao Tracklist, Matuê e Clara Mendes, fundadores da empresa 30PRAUM e responsável pela produção do festival, contaram mais detalhes de como estão os preparativos, o que o público pode esperar, a curadoria do line-up e mais.

Entrevista: Matuê e Clara Mendes falam sobre o Plantão Festival 2024

“Um festival tão complexo como o Plantão é uma parada que sempre dá aquele friozinho na barriga nos preparativos. A gente está aqui no escritório, todos correndo de um lado para o outro, cada um fazendo 10 coisas ao mesmo tempo, tudo para garantir uma bem data especial, porque o Plantão é como se fosse o feriado da 30PRAUM do ano para nós”, começou Matuê.

Com um investimento de mais de R$ 5 milhões na segunda edição do Plantão Festival, a 30PRAUM está nos últimos detalhes para o evento de dois dias, que vai reunir 17 artistas e conta com a expectativa de receber cerca de 30 mil pessoas no Marina Park. Segundo Clara Mendes, a produção está nas mãos apenas da 30PRAUM, que assumiu esse projeto e, ao mesmo tempo, cuida dos lançamentos de todos os álbuns de Matuê, Teto e WIU.

“Todo mundo está enlouquecendo com isso, é como se fosse um grande lançamento que se encaixou nessa agenda. Todos estão preocupados com cada detalhe com a experiência dos artistas, experiência do público, de todo mundo. Então, realmente essa última etapa está meio tensa. Mas, ao mesmo tempo, a grande maioria já deve ter se resolvido, então acho que logo mais vai dar para todo mundo respirar um pouquinho melhor”, comentou Mendes.

Apesar da correria, a dupla reforça o comprometimento em entregar um festival de alta qualidade, além de gostarem muito do que fazem. “Todos esses são desafios que, antes, eram sonhos, de a gente fazer um festival próprio ou, enfim, os lançamentos que a gente faz. Nós realmente trazemos conceito de clipe, de tudo, bem no nível inimaginável, até para nós às vezes. Então, para a gente chegar nesse ponto, é muito esforço mesmo, muita disciplina e estar todos os dias em reunião atrás de reunião”, reforçou Matuê.

“É um sonho realizado, com certeza! Como o Matuê falou”, complementou Clara. “A gente sempre quis fazer um festival aqui [em Fortaleza], sempre quisemos mostrar que é possível, mostrar os artistas daqui, proporcionar essa experiência, mudar o mercado, e o Plantão está nos proporcionando isso, então está realmente valendo muito a pena todo o trabalho, toda a hora dedicada”, celebrou a empresária.

Line-up novo e com atrações femininas

Pela primeira vez no Plantão Festival, o evento conta com artistas mulheres no line-up, como Azzy e Slipmami. De acordo com Clara, o festival deve refletir o mercado do rap, e a produção tenta mostrar essa imagem da maneira mais fiel possível.

“Hoje em dia também estamos conseguindo colocar mulheres que estão conseguindo fazer parte de uma realidade de um mercado de rap […]. Estou muito feliz também de ver isso em outros festivais, que isso já tem sido cada vez mais comum. Além de colocar mais mulheres no palco, eu também acho sempre importante dizer que é muito importante também colocar mais mais mulheres nos bastidores. Aqui na 30 a gente tenta fazer isso o máximo possível”, comentou.

Por outro lado, em relação aos outros nomes que estão no line-up, o cantor reforça que são os colegas e parceiros que estão mais em alta no momento.

“Eu fui fazendo a curadoria baseada muito na energia, na vibe de cada um ali, até porque o Plantão, querendo ou não, é um resumo dessa energia que a rapaziada traz, tanto do público quanto dos artistas envolvidos. Não é só um festival que o pessoal vai e toca. A gente se conhece. A galera vai para brincar, para zoar, e tudo muito em um cenário muito confortável de trabalho”, explicou.

“Em termos de organização, a gente tenta deixar tudo bem tranquilo para quem vai subir no palco. É esse combo que todo artista quer, o melhor dos dois mundos: poder trabalhar bem, tranquilo, sem preocupação, e ao mesmo tempo se divertir e poder trazer alegria e inspiração para o público que está assistindo”, refletiu Matuê.

“Acho que o público também percebe essa diferença que, realmente, a maioria dos artistas são amigos, se conhecem, um assiste ao show do outro”, complementou Clara. “No ano passado foi muito bom e estamos tentando cada vez mais alimentar esse tipo de energia. Os artistas se sentem em casa com o Plantão, realmente fazem questão de tocar, trazem um show diferente. A gente acha que isso está acrescentando à experiência do público, acho que essa energia passa para o público”, finalizou.

Show da 30PRAUM

Além disso, o Plantão Festival 2024 vai contar com um show da 30PRAUM, com Matuê, Teto e WIU. “A gente sempre escolhe o Plantão como o evento para trazer novidades em termos de show, setlist, a gente está sempre trazendo alguma coisa nova. Este ano, por exemplo, eu tenho uma surpresinha aí para a rapaziada no primeiro dia. Eu vou cantar nos dois dias e, obviamente, não vai ser a mesma experiência, quem for para um dia vai ver uma coisa, no outro dia já é outra experiência. Enfim, acho que isso também é um ponto muito chave da coisa como um todo”, prometeu Matuê.

Cenografia renovada

Em questão de estrutura, os empresários explicam que toda a boca de cena do palco passou por um redesign e está visualmente mais impactante que da primeira edição. “A gente está trazendo cenografia para os nossos shows também, para dentro do palco, e todo o espaço em volta, sempre na temática do Plantão, sempre expandindo cada vez mais esse universo lúdico. É um lugar que a galera vai para viajar, curtir esses shows, se sentir à vontade”, contou o artista.

Para Matuê, o lugar ainda tem um valor histórico emocional. “Foi onde acontecia o Ceará Music, e eu via os meus primeiros shows quando eu era moleque, adolescente. Então, poder fazer um festival na mesma proporção, trazendo milhares de pessoas, para mim, é um sonho realmente. É uma conclusão muito chave”, relembrou.

Plantão Festival em outras cidades?

Com o festival estabelecido em Fortaleza, Clara assumiu que sua equipe já chegou a cogitar levar o evento em outras praças, mas que depois da primeira edição, eles sentiram como o Plantão realmente criou muita raíz na capital cearense. “Tem essa conexão muito forte com a cultura daqui, e também a gente mostrar um pouquinho para o Brasil inteiro essa cultura do Nordeste, que faz muito parte da nossa missão aqui na 30PRAUM. A gente decidiu, por enquanto, deixar o Plantão aqui para a galera vir para cá. A gente quer convidar todo mundo para cá”, chamou Mendes.

Planos para os próximos anos

Perguntados sobre se há planos de realizar mais edições no futuro, Clara afirma que há bastante investimento nisso. “Estamos investindo bastante, acreditando muito nessa marca justamente para pensar a longo prazo. A gente quer que cada vez mais cresça e se estabeleça, e que vamos implementar esse feriado do Plantão. Essa é a meta, estamos bem persistentes com isso!”, comemorou. “Vai ser o maior festival do Norte e Nordeste de trap, de rap, e tudo”, finalizou Matuê.


Serviço Plantão Festival 2024

  • Data: 19 e 20 de abril
  • Local: Marina Park 
  • Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 400, Moura Brasil – Fortaleza/CE
  • Horário: 20h
  • Classificação: 16 anos
  • Venda online: SeuTickets
  • Bilheteria: Loja RioMar Fortaleza – Piso E1 (na entrada da Rua Desembargador Lauro Nogueira)