in , ,

Oscar 2024: 3 motivos para “Pobres Criaturas” ganhar um prêmio

Longa dirigido por Yorgos Lanthimos está indicado em 11 categorias

Foto: Divulgação

É difícil definir um filme tão único como “Pobres Criaturas”. O drama e comédia de Yorgos Lanthimos foi o segundo maior destaque dentre os indicados ao Oscar 2024, presente em 11 categorias diferentes, perdendo apenas para o mais indicado da edição, que é “Oppenheimer”. Entenda três motivos que podem fazer com que o longa conquiste as estatuetas na cerimônia de premiação, que acontece no próximo domingo (10).

3 motivos para “Pobres Criaturas” vencer um prêmio no Oscar 2024

Atenção: O texto contém revelações importantes sobre o enredo de “Pobres Criaturas”! Portanto, recomendamos assistir ao filme antes da leitura para não prejudicar a experiência

Inspirado no livro de mesmo nome do autor Alasdair Gray de 1992, “Pobres Criaturas” conta sobre a história de Bella Baxter (Emma Stone), uma moça ressuscitada pelo brilhante e bizarro cientista Godwin Baxter (Willem Dafoe). Presa na mansão de seu criador, a protagonista anseia por aventuras mundo afora, envolvendo-se com outras pessoas e vivenciando diferentes experiências.

1) É autêntico e criativo

A adaptação cinematográfica da obra dá um tom excêntrico e curioso, assim como a sua própria história. Visualmente brilhante, a obra se divide entre preto e branco, representando o início da caminhada de Bella até as cores vibrantes no decorrer de como ela começa a aprender cada vez mais sobre a sociedade.

O enredo é intrigante do início ao fim. Em 2 horas e 20 minutos, o diretor consegue inserir o telespectador nessa jornada de aprendizado da protagonista, que possui mentalidade infantil e livre de julgamentos.

O mais curioso é o fato que explica a personalidade de Bella: ela foi resgatada após se jogar de uma ponte enquanto grávida. Nisso, em um experimento científico, Godwin implantou o cérebro de seu bebê não-nascido em Bella, o que deu lhe origem a uma nova vida.

A soma de tudo é um filme único e diferente, que definitivamente chamou a atenção dos críticos ao redor do mundo, que se provou na sua vitória na categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical no Globo de Ouro 2024.

Aqui, justificam-se as indicações em Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Design de Produção, Melhor Montagem, Melhor Direção e Melhor Filme. Dessa forma, há grandes chances de “Pobres Criaturas” se destacar na 96ª edição do Oscar.

Leia mais: Oscar 2024: quais são as chances de “Barbie” na premiação?

2) Traz Emma Stone em brilhante atuação

O grande destaque do filme fica nas mãos de Emma Stone como Bella Baxter. Indicada a Melhor Atriz, a artista precisou incorporar uma mulher adulta com cérebro de bebê – uma tarefa nada fácil e bem desafiadora. Porém, a atriz se entregou ao papel e performou com maestria uma personagem inicialmente confusa, inocente e curiosa, para uma mulher de opiniões próprias, questionadora, livre de julgamentos, dona da sua própria vida.

Seu contraste com o personagem de Mark Ruffalo, o malicioso advogado Duncan Wedderburn, são evidentes e necessários para o caminhar e evolução de Bella, já que o indaga o tempo todo sobre o que é certo ou não. Indicado a Melhor Ator Coadjuvante, Ruffalo também tem seus momentos de destaque. Por outro lado, Stone já venceu outras premiações com o título, como o Critics’ Choice Awards 2024 e o Globo de Ouro 2024.

Leia também: Oscar 2024: por que “Zona de Interesse” pode surpreender?

3) Ambientação bela e provocante

Outro ponto forte do filme é a sua ambientação. Concorrente nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e, por fim, Melhor Cabelo e Maquiagem, seu deslumbre visual e sonoro é onde há a maior chance da obra ganhar um prêmio no Oscar 2024.

De vestimentas espalhafatosas a cenários fantasiosos e fictícios, tudo combina para entregar uma adaptação intrigante e provocante da chamada releitura moderna de “Frankestein”, livro clássico de Mary Shelley. Resta saber como o filme de Lanthimos irá se sair na maior premiação do cinema, que acontece no próximo domingo, dia 10 de março. 

https://www.instagram.com/p/C4Qe3Gnuts_/