in ,

Entrevista: Xand Avião fala sobre o projeto “Mixtura”

O novo DVD do artista traz repertório especial e diversas participações

xand avião mixtura
Foto: Cred. Lucas Facundo

Nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro, Xand Avião lança o projeto “Mixtura”! O DVD é mais um marco na carreira do artista, que se consolidou como um dos principais nomes do forró do país.

Leia mais: Entrevista: Aretuza Lovi fala sobre novo single “Acelerou” e mais

No novo trabalho audiovisual, Xand apresenta uma mistura de seus próprios sucessos – incluindo grandes hits do Aviões do Forró – e grandes faixas do repertório brasileiro. Além disso, o projeto conta com várias participações especiais: João Gomes, Juliette, Simone Mendes e Felipe Amorim!

Em entrevista recente ao Tracklist, o cantor compartilhou alguns detalhes do novo DVD. Confira abaixo!

Entrevista: Xand Avião

Vamos falar sobre o projeto “Mixtura”, que você gravou em novembro do ano passado, em Recife. No geral, como foi essa experiência?

“Foi boa demais! O projeto ‘Mixtura’ já estava na nossa cabeça há muito tempo. Ele nasceu da cobrança dos nossos fãs de regravar os sucessos do Aviões do Forró – que são muitos, graças a Deus. Então a gente escolheu alguns, que são os mais pedidos dos shows. Todo show alguém pede uma música que eu não tenho no repertório, e ficam cobrando: ‘Ah, toca aquela, toca aquela’. E a gente deu uma nova roupagem para essas músicas, ficou uma mistura bem legal. A gente pegou o Rafinha RSQ, que é um produtor que trabalha com a Anitta e Luísa Sonza, e ele deixou o que já era muito bom ainda melhor. Ele deu uma jovialidade nas músicas, digamos assim. Deixou um pouco mais pop.”

“E, junto a isso, a gente pegou os nossos sucessos, e também pegamos músicas que são estouradas no Brasil todo. Músicas que são chave, e que se você tocar, o pessoal vai cantar. Músicas do Belo, Jorge Aragão, Claudinho & Buchecha. Está realmente uma mistura. A gente pegou essas músicas que são pagode, reggae, trap, e colocamos na nossa pegada. Ficou bem legal. A ideia é colocar na sua TV, no seu celular, e não pular nenhuma música, porque são só sucessos.”

Além de contar com os sucessos da sua carreira, o DVD vai trazer músicas marcantes do repertório popular brasileiro. Foi difícil escolher essas faixas?

“Muito! Foi tão difícil que o segundo ‘Mixtura’ já está pronto. Assim, eu já rodei vários países, e eu adoro a música do mundo, mas a gente tem que tirar o chapéu para o nosso Brasil. A nossa música é muito rica, é muito boa, muito animada. É muito difícil você fazer um repertório de sucessos nacionais, porque são muitos. Tem no rock, no pagode, no reggae, no axé, no sertanejo, no forró. Então foi um pouco difícil para escolher até mesmo as minhas. A gente escolheu as nossas, mas achamos que algumas ficaram de fora, então deixamos para o segundo. Então o segundo volume já está pronto!”

“Mas ficou bem legal. Acho que a gente acertou muito no repertório. Geralmente, eu gosto de colocar para ouvir algumas pessoas que não trabalham com música, mas que gostam de ouvir música. Acho que é nosso público alvo. E assim, de 0 a 10, a nota foi 8, 9. Eu acho que a gente acertou em praticamente tudo, graças a Deus.”

Foto: Cred. Lucas Facundo

O DVD conta com diversos convidados especiais, como João Gomes, Juliette, Simone Mendes e Felipe Amorim. Como foi o processo para recrutar todo esse time?

“Eu acho que foi mais pelo carinho e pela amizade. Não foi só pela música. A música é muito boa, mas a amizade conta muito, também. Acho que você gravar com uma pessoa que você admira, mas não é tão amigo, é legal; mas fica aquele negócio meio mecânico. Então pegamos Juliette, Simone – que já cantou comigo no Aviões do Forró. O João Gomes, que é meu irmão, assim. A gente se fala quase todos os dias. O Felipe Amorim, que é meu pupilo da empresa. Mas, na verdade, acho que eles que me escolheram, não fui nem eu que escolhi eles!”

“Acho que o mais legal, que é um fato que vou falar sempre, é que eles que escolheram as músicas que queriam gravar, já que eles escutavam muito Aviões do Forró e Xand Avião. E é muito bom quando você chama um cantor como o João Gomes, ou como a Juliette, que estão estourados no Brasil todo; como a Simone, como o Felipe… e eles escolhem o que querem gravar. Então fica mais fácil gravar, e a gente fica com o coração quentinho de saber que esses artistas conhecem sua carreira e sua história. Então não foi difícil escolher não, foi bem fácil”.

Sem entregar muito a surpresa, você tem um momento preferido da gravação?

Ixi…[risos] tem tantos. Eu confesso que uma música que mexeu comigo, que era um sonho gravar não só essa quanto outras dele, é uma do Djavan. Para mim, ele é um ícone não só brasileiro, mas mundial. Quando se fala de música, tem que se falar de Djavan, que é outro nordestino que dominou o mundo. Eu sempre quis gravar algo dele, mas nunca tinha tido a coragem. Mas nesse projeto eu tive, e ele liberou a música prontamente, não imaginei que ele iria liberar assim. Tiveram vários momentos no DVD que mexeram comigo, mas quando eu entrei e comecei a cantar a música ‘Lilás’, confesso que me emocionei. Porque a letra mexe muito comigo, minha mãe adora essa música, eu sempre ouvia quando era pequeno com ela; e por ser uma música do Djavan e por ele ter deixado eu gravar. Então, essa música, quando eu comecei a cantar, realmente mexeu comigo”.

Por último, como você espera que o público receba esse trabalho? Quais são suas expectativas para o lançamento?

“Eu acho que a primeira vez que ouvirem, vão ficar meio que ‘Rapaz, essa música vai ficar legal nesse ritmo, é?’ Mas na segunda vez já vão querer repetir. Acho que a galera vai gostar do que a gente fez. A gente mudou solo, mudou ritmo, então vai ser como ouvir o que você já ouviu de forma diferente. Então vai entrar como novo. Mas acho que o projeto já deu certo. Com certeza o pessoal vai gostar muito!”

Não perca nenhuma novidade! Nos siga no X/Twitter, no Instagram e no TikTok.