in ,

Entrevista: Joalin fala sobre “Bikini”, carreira solo e Now United

Em carreira solo, a artista fala sobre próximos passos

Joalin para o clipe de "Bikini" | Foto: Sham Estevez
Joalin para o clipe de "Bikini" | Foto: Sham Estevez

Após resgatar suas raízes latinas no single “La Chica-cá” e apresentar um lado mais intimista para o público no documentário “Who Is Joalin?”, a cantora finlandesa e ex integrante do grupo Now United Joalin lançou nesta quarta-feira (10) seu mais novo single, a faixa “Bikini”.

Cantando sobre a alegria de ser jovem e não ter grandes preocupações, a faixa marca um novo momento na carreira artista. O Tracklist conversou com a cantora que falou detalhes da sua carreira solo e adiantou de detalhes de como anda sua relação com ex-colegas de grupo.

Entrevista: Joalin fala sobre “Bikini”, carreira solo e Now United

Tracklist: “Bikini” é seu novo single, tem uma pegada dembow, para cima, bem menos intimista que os singles anteriores… Me fala mais sobre esse lançamento.
Joalin: É como você disse: é uma faixa divertida! Foi divertida criá-la em estúdio, um lado meu que as pessoas ainda não ouviram, porque estão sempre acostumadas com coisas mais lentas e agora venho mais pesada, tentando não ser tão séria. Estou me divertindo muito fazendo músicas e “Bikini” vem desse processo.

O clipe foi gravado em Miami, inspirado em videogames, certo? De onde veio o conceito?
Sim! Confesso para você que o primeiro plano era gravar no México, enquanto visitava meus parentes no Natal, ano passado. Tivemos um problema com a logística de tempo e não deu certo filmar lá. Alguém falou “Por que não gravamos em Miami?”, então filmamos lá, com a ideia de recriar um pouco do México naquela cidade bonita, então assim nasceu o vídeo.

Desde o lançamento do seu EP tenho notado vários gêneros, idiomas nos seus lançamentos… Essa versatilidade é algo que podemos esperar em sua carreira solo?
Sim! Com toda a certeza. Sou nascida na Finlândia e criada no México, culturas totalmente diferentes, então acho que cabe a mim explorar várias coisas, misturar, nunca caminhar em uma única linha. Estou feliz com isso.

Assisti ao seu documentário, “Who Is Joalin”, e achei muito legal a forma que você mostrou suas origens. Quão importante foi lançar este projeto?
Muito importante! Obviamente você conhece Now United e nos últimos 5 anos vivi nessa bolha. Sinto que todo mundo conhece uma parte da minha história, mas não detalhes profundos. Como que uma garota da Finlândia canta em espanhol? De onde saiu minha relação com a música? Quis mostrar isso no documentário.

Falando em Now United, você passou cinco anos neste grupo global, convivendo com pessoas de diferentes culturas. Qual é o maior aprendizado dessa jornada e o que você sente menos falta dela?
Sinto muita falta de estar rodeada de pessoas o tempo inteiro. Estar nessa indústria pode ser bem complicada, mas alguns momentos são especiais e ter pessoas para compartilhar essas vivências é legal. Sobre a aprendizado, sem dúvidas é ser leal a mim mesma e as coias que me fazem bem. Sobre o que sinto menos falta: jet leg. Meu Deus, fazer sessões de fotos sem ter hora para acabar, isso me destruía. Porém, preciso reconhecer que sinto falta disso também (risos).


Você ainda mantém contato com os membros do Now United?
Sim! Nos seguimos no Instagram, vemos coisas um do outro o tempo inteiro, mas parar para mandar mensagem assim com frequência não. Vi o Josh há um mês, em Los Angeles, mas foi breve. Sinto que com o andar das coisas vamos tendo menos contato, mas, em contrapartida, também sinto que se ligar para qualquer membro conversaremos por horas e horas e está tudo bem, uma vez família, sempre família.

Faz parte. Você já veio algumas vezes ao Brasil e possui uma boa base de fãs aqui. Qual sua memória favorita no Brasil?
Preciso dizer que foi uma que aconteceu no ano passado. Cantei em um shopping, tinha acabado de lançar minha música e quando cheguei lá havia pessoas com cartazes e a letra na ponta da língua. Eu chorei ao cantar “Angelito”, pois todos cantavam comigo. Foi emocionante, não vejo a hora de voltar.

Então há planos para voltar em breve?
Sim! Com esperança iremos logo. Ainda não tenho data, mas estamos trabalhando para.

E sobre música brasileira, você gosta? Escuta algum artista? Tem vontade de colaborar com alguém…

Eu escutei uma mulher ótima, acho que o nome é Flora Matos. É isso?

Sim! Ela é uma rapper brasileira.
Eu achei a faixa “Piloto” dela e é tão boa. Adoraria fazer algo com ela.

Para encerrarmos, quais são os planos para 2024? Novo EP? tour? Nos conte tudo!
Gostaria de falar tudo, mas tem muitas coisas acontecendo em particular. “Bikini” acabou de sair, vou curtir esse lançamento, ver o que ele vai trazer, mas com certeza teremos viagens e shows, são coisas que quero e amo fazer.

Tudo! Espero ver você aqui no Brasil em breve. Pode mandar um beijo para os seus fãs brasileiros?
Claro! Brasil eu amo tanto você. Estarei aí em breve, não tenho datas, mas não vejo a hora de curtir minha música com vocês. Obrigado por todo amor de sempre e escutem “Bikini”.