in

Ed Sheeran vence processo de plágio por “Thinking Out Loud”

O cantor britânico foi acusado de copiar a faixa “Let’s Get it On”, de Marvin Gaye

ed sheeran
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (4), a justiça americana inocentou Ed Sheeran no processo de plágio envolvendo a faixa “Thinking Out Loud”. Recentemente, o cantor foi acusado de copiar a música “Let’s Get it On”, de Marvin Gaye.

Leia mais: “Lovezinho” é retirada do ar por gravadora de Nelly Furtado; saiba mais

Segundo o veículo New York Post, o artista britânico afirmou, nesta semana, que se aposentaria da música caso perdesse o caso. “Acho realmente um insulto trabalhar toda a minha vida como cantor e compositor e ter alguém diminuindo isso”.

“Let’s Get it On” e “Thinking Out Loud”: Ed Sheeran ganha o caso de plágio; saiba mais

O caso envolvendo Ed Sheeran e a canção de Marvin Gaye recebeu um veredito do Tribunal Federal de Manhattan após menos de duas semanas desde a abertura do julgamento. No entanto, a polêmica teve início há alguns anos.

Em 2017, os herdeiros de Ed Townsend – co-compositor da faixa de Marvin Gaye – decidiram processar Ed Sheeran, alegando que o hit “Thinking Out Loud” teria a mesma progressão harmônica de “Let’s Get it On”, grande sucesso dos anos 70.

A acusação estendeu-se, ainda, à gravadora de Sheeran (Warner Music Group), e sua editora musical (Sony Music Publishing). Anos depois, a situação chegou ao tribunal.

Durante o julgamento, Ilene Farkas, advogada que representa o cantor britânico, afirmou que não há “um único fragmento de evidência” de plágio; e que Ed e sua co-compositora, Amy Wadge, trabalharam na música de forma independente, baseando-se em suas próprias experiências.

Na saída do tribunal, o artista leu um comunicado à imprensa presente. “Obviamente, estou feliz com o resultado do caso, e parece que não terei que me aposentar do meu trabalho – mas, ao mesmo tempo, me sinto incrivelmente frustrado com o fato de que essas acusações infundadas conseguem ir para o tribunal de qualquer forma”.

“Quero agradecer ao júri por tomar uma decisão que ajudará a proteger o processo criativo dos compositores aqui nos Estados Unidos e ao redor do mundo”, disse.

Sheeran publicou, em seu Instagram, o vídeo do pronunciamento completo. Na legenda, ele escreveu: “Acabou, agora voltei para o que eu amo fazer. Meu novo álbum sai amanhã, a turnê nos EUA começa sábado em Dallas, amo todos vocês”. Confira:

O álbum “-“ (“Subtract”), que inclui os singles “Eyes Closed” e “Boat”, chega às plataformas digitais sexta-feira (5), às 1h do horário de Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *