“Wildest Dreams”, novo videoclipe de Taylor Swift, foi acusado pela imprensa internacional de racismo e propagação do “colonialismo selvagem”. Ambientado na África de 1950, a produção pouco mostra pessoas negras, motivo das críticas.
Em resposta à má repercussão do clipe, o diretor Joseph Kahn divulgou uma declaração através da equipe da cantora. “Wildest Dreams é uma música sobre um relacionamento que estava condenado, e o conceito do vídeo clipe é o de que eles estavam vivendo um affair em uma locação longe das suas vidas normais. Não é um vídeo sobre colonialismo, mas uma história de amor no set de um filme de época na África de 1950“, garantiu.
Confira a mensagem:
Existem africanos em algumas cenas do vídeo, mas eu raramente foco nas faces que não sejam do foco do diretor uma vez que a grande maioria do tempo o foco é na Taylor e no Scott.
O vídeo é inspirado em romances clássicos de Hollywood como Elizabeth Taylor e Richard Burton, assim como em filmes clássicos como “Uma Aventura na África”, “Entre Dois Amores” e “O Paciente Inglês”, por exemplo.
A realidade é que não apenas existem pessoas de cor no vídeo, mas como os principais criativos que trabalharam neste vídeo são pessoas de cor. Eu sou um Americano-Asiático, a produtora Jil Hardin é uma mulher negra e o diretor Chancler Haynes é um homem negro. Nós escalamos e editamos o vídeo. Nós decidimos em conjunto que seria historicamente errado lotar a equipe com mais atores negros uma vez que o vídeo seria acusado de reescrever a história. O vídeo se passa no passado, feito por uma equipe no presente e todos nos orgulhamos do nosso trabalho.
Não existem interesses políticos no vídeo. Nosso único objetivo era o de contar uma história de amor trágica em uma iconografia clássica de Hollywood. Além disso, esse vídeo tem sido atacado, quando existem muitos outros vídeos que retratam a África. Tais vídeos, tradicionalmente, não são lições sobre a história da África. Não nos esqueçamos que a Taylor escolheu doar todo o lucro desse vídeo para a Fundação dos Parques Africanos para preservar animais em risco de extinção no continente e auxiliar na economia local do povo Africano.
“Wildest Dreams” estreou no VMA, no último domingo (30/08). O single é o 5° do álbum “1989”, lançado em 2014.