in ,

“Yellow”: 5 situações inusitadas com o hit do Coldplay

Foto: Reprodução/YouTube

Não sei vocês, mas nós amamos a faixa “Yellow” do Coldplay! Considerado um dos maiores hits da banda inglesa, a canção completa 21 anos (!) neste sábado (26/6). Por isso, em comemoração desse aniversário, nós separamos cinco situações inusitadas com canção da banda. Confira!

Leia também: Coldplay lança clipe do single “Higher Power”

A banda compôs a faixa junto ao produtor britânico Ken Nelson e foi lançada no primeiríssimo álbum, intitulado “Parachutes“, de 2000. A letra de “Yellow” retrata um amor não correspondido vivido por Chris Martin, vocalista da banda.

Ela foi o segundo single do álbum e foi lançada em junho de 2000. Esta música, inclusive, foi a primeira que a banda lançou no mercado americano. Na Inglaterra, alcançou o 4º lugar nas paradas e se tornou o primeiro grande sucesso da banda a aparecer no Top 5 das músicas mais ouvidas.

Muito requisitada em peças promocionais e bastante pedida nas rádios, “Yellow” foi responsável por catapultar o Coldplay para a fama. A partir daí, a canção foi regravada por artistas do mundo inteiro e até hoje é consagrada como uma das músicas mais populares da banda.

Veja 5 situações inusitadas com “Yellow”, do Coldplay

1. Steve Jobs, co-fundador da Apple, não gostou muito da música quando a ouviu pela primeira vez

O co-fundador da Apple, Steve Jobs, era um grande fã da banda, assim como os integrantes do Coldplay eram fãs dele. Mas no começo da década de 2000, a relação não parecia ser tão amistosa.

No evento “Celebrating Steve”, em homenagem ao empresário que faleceu em outubro de 2011, o Coldplay foi uma das bandas a se apresentar.

Subindo ao palco, Chris Martin revelou que eles haviam tocado “Yellow” para Steve Jobs pela primeira há “10 anos atrás” – provavelmente, em 2001. Segundo Martin, na época, Jobs disse que a música era “uma merda” e que “eles nunca fariam sucesso”.

Mas a primeira impressão ficou para trás. Com o passar do tempo, as músicas do Coldplay fizeram parte das grandes apresentações e eventos da Apple. Em 2009, durante uma performance do grupo na Califórnia, Steve Jobs compareceu e fez uma visita aos bastidores para conversar com alguns dos membros da banda e outros VIPs.

Após esse momento, em publicação no site oficial, a banda escreveu: “Vou ser honesto com vocês, a única coisa que importou para nós esta noite foi a presença de um Steve Jobs.”

2. “Yellow” foi originalmente inspirada no cantor Neil Young

Coldplay e Neil Young tiveram carreiras muito diferentes, no entanto, “Yellow” do Coldplay poderia não existir sem o cantor. Para falar a verdade, Chris Martin se inspirou em um aspecto de Young ao criar sua faixa.

Durante uma entrevista à Rolling Stone, Martin falou sobre a criação de “Yellow”: “Afinei a guitarra de uma forma estranha para tocar outra música, na verdade, chamada ‘Shiver’, que deveria ser nosso single de grande sucesso.”

Nós estávamos no País de Gales, gravando. E o que mais me assusta é que foi apenas um completo acidente. Eu estava esperando, e nosso produtor, Ken, falava sobre como era lindo lá fora por causa das estrelas.

E então, enquanto estava esperando para tocar o violão, apenas brinquei: [Cantando] “Olhe para as estrelas/Olhe, elas brilham para você/Elas eram todas amarelas.”

Chris revelou ainda que a banda estava ouvindo ao álbum “Harvest” de Neil Young naquela mesma época. “Eu estava pensando em Neil Young e imitando ele para fazer o pessoal rir”, recorda.

Então, como uma súbita inspiração, ele conseguiu a letra de “Yellow”, a qual descreveu como “uma homenagem a todas as mulheres, ao invés de qualquer mulher específica por quem se apaixonou”. Interessante, não?

3. A faixa foi composta na famosa fazenda Rockfield

Em uma entrevista para o documentário “Rockfield: The Studio on the Farm”, lançado no ano passado, Ken Nelson falou ainda mais sobre o processo criativo de “Yellow”.

O céu estava bastante escuro [em Rockfield] e me lembro de sair andando depois que fomos dormir. As estrelas estavam muito próximas, muito brilhantes. Guy [Berryman, baixista do Coldplay] disse: “Olhe para as estrelas, é incrível!”

E Chris é inteligente; ele obviamente entendeu a frase “Olhe para as estrelas” para a letra de abertura da música. Alguns dias depois, ele teve essa ideia para “Yellow”. As músicas eram boas até então, mas havia algo muito especial sobre elas.

Até então, “Yellow” era muito diferente do que nós conhecemos. “Chris voltou ao estúdio com uma música no estilo de Neil Young incrível, meio lenta e ligeiramente triste”, disse Will Champion, percussionista da banda.

“Estávamos ouvindo o álbum ‘Harvest’ de Young. Obviamente, o que mudou foi o grande e distorcido riff de guitarra de Jonny [Buckland, guitarrista da banda]”, concluiu.

A música foi totalmente desenvolvida quando a banda interrompeu suas sessões de gravação de “Parachutes” para fazer uma curta turnê.

De volta a Rockfield, ainda havia discussões sobre a forma final que “Yellow” deveria assumir. “Tivemos tantos debates e discussões sobre quão rápido deveria ser”, diz Champion.

Devemos acelerar? Devemos desacelerar? Tinha uma grande variedade de versões e era muito difícil.

É sempre assim: uma música em um álbum terá o tratamento adequado de chave de fenda. “Yellow” foi a primeira dessas canções. Você persiste até que [ela] esteja morta ou excelente.

4. Polêmica na trilha sonora do filme “Podres de Ricos”

Jon M. Chu, diretor do filme “Podres de Ricos”, compartilhou há um tempo uma carta que enviou ao Coldplay pedindo permissão para usar “Yellow” na trilha sonora do filme. 

Estrelado por atores de origem asiática, a banda inicialmente a banda havia negado o pedido. A Warner Bros. tinha medo que a canção soasse negativamente, dado o uso “pejorativo” da palavra amarelo — em referência à população asiática.

Chu defendeu: “Eu queria assumir o termo como nosso. Se vamos ser chamados disso, vamos fazer disso ser uma coisa bonita”. 

Na carta, revelada pelo The Hollywood Reporter, o diretor escreveu: “Pela primeira vez na minha vida, a cor foi descrita de uma forma bela, mágica, de um jeito que eu não tinha visto: a cor das estrelas, da pele, do amor. Foi uma imagem incrível e inspiradora que me fez repensar minha própria imagem.”

Eu lembro de ver o clipe pela primeira vez. A cena do sol nascendo foi arrebatadora para mim, tanto como cineasta como amante de música.

Imediatamente, a música se tornou um hino para mim, e meus amigos, nos dando um senso de orgulho que eu nunca tinha sentido antes.

Mesmo que isso não tenha nem sido sua intenção. Nós poderíamos tomar a cor como nossa, e isso teve muito efeito na minha vida.

Quero entregar um hino que os faça se sentir tão belos quanto suas palavras e melodias me fizeram sentir, quando eu mais precisava“, concluiu ele. Um dia depois, o Coldplay permitiu o uso da música. No filme, a canção aparece na voz da cantora Katherine Ho, em Chinês. 

5. O motivo pelo qual apenas Chris Martin aparece no clipe da música

Sem dúvidas, “Yellow” é uma das canções mais icônicas do Coldplay. O grupo como o segundo single de seu álbum de estreia e rapidamente se tornou o primeiro sucesso mundial dele.

Junto à canção, foi lançado o videoclipe, no qual Chris Martin aparece cantando na Baía de Studland, localizada no sudoeste da Inglaterra. Milhões de pessoas já viram, mas poucos conhecem a história por trás da produção do clipe.

A ideia original era que todo o grupo aparecessem na praia, ao lado de uma paisagem ensolarada. No entanto, nenhuma das duas coisas aconteceu. O tempo estava contra o planejado e foi filmado com fortes ventos e chuva.

"Yellow": 5 situações inusitadas com o hit do Coldplay
Foto: Reprodução/YouTube

Mas, por que só Chris apareceu? Os outros membros da banda, Jonny Buckland, Guy Berryman e Will Champion não apareceram no videoclipe porque o funeral da mãe de Champion aconteceu naquele mesmo dia.

Portanto, eles decidiram que apenas Martin permaneceria como único protagonista e a gravação seria feita em plano-sequência, ou seja, em uma única tomada e sem cortes. 😔


Você é fã do Coldplay? Gosta de “Yellow”? Qual sua música favorita do álbum “Parachutes”? Comente e acompanhe essa e outras notícias pelas nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *