in

Justin Bieber e 5 artistas que usaram Martin Luther King nas músicas

bieber martin luther king

Na última sexta-feira (19/3), Justin Bieber disponibilizou seu novo álbum Justice. Ao anunciar o disco em seu Instagram, o cantor reafirmou que o trabalho era uma representação dele fazendo sua parte na luta contra a injustiça. Com a justiça como tema central, Bieber utilizou samples do ativista Martin Luther King em algumas faixas do disco.

A primeira música do álbum, 2 Much, começa com uma fala de King: “Injustice anywhere is a threat to justice everywhere” (“Injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”, em português). Além de 2 Much, há, no disco, um interlúdio inteiro dedicado a um discurso do ativista, intitulado MLK Interlude.

Junto com o lançamento do álbum, Bieber anunciou que apoiaria caridades que tem como objetivo a luta contra a injustiça. Uma delas foi a King Center, fundação comandada por Bernice King, filha de Martin Luther King, que contribui para manter viva a luta pregada pelo ativista.

No Twitter, Bernice agradeceu o apoio de Bieber:

“Cada um de nós, incluindo artistas e pessoas do entretenimento, pode fazer algo. Obrigada, Justin Bieber, pelo seu apoio, em nome de Justice, ao trabalho do King Center e à nossa campanha #BeLove, que faz parte do nosso movimento mundial pela justiça”.

Além de Justin Bieber, separamos mais cinco artistas que utilizaram samples de Martin Luther King em suas músicas.

bieber martin luther king
Foto: Divulgação.

5 artistas que usaram Martin Luther King nas músicas

1. Common feat. will.i.am

A Dream é um single do rapper Common que faz parte da trilha sonora do filme Freedom Writers. O músico will.i.am, além de cantar o refrão ao lado de Common, também produziu a faixa.

A música contém samples do histórico discurso ‘I Have a Dream’, de Martin Luther King. Além do sample, a letra fala diretamente do ativista: ‘Mantenho a mesma luta que Martin Luther, o rei’.

Lançada em 2006, a faixa reflete o que mudou e o que perdurou na luta antirracista após mais de 40 anos do discurso.

2. Tyga

Careless World, de Tyga, faz parte do álbum de mesmo nome do rapper, lançado em 2012. Além de contar com samples do discurso ‘I Have a Dream’, a música faz referências ao Martin Luther King em alguns versos: “Eu acordei de um sonho / Preenchido com um mundo cheio de ganância e ódio / O mundo eram meus pensamentos e arredores / Eu percebi que eu precisava ascender e me tornar rei”.

Entretanto, após o lançamento do álbum, o discurso do ativista teve que ser retirado da faixa, porque, aparentemente, foi utilizado sem autorização.

3. Linkin Park

A música Wisdom, Justice, And Love faz parte do álbum de 2010 do Linkin Park, A Thousand Suns. Na faixa, partes do discurso ‘Beyond Vietnam – A Time to Break Silence’ de Martin Luther King, seu primeiro pronunciamento anti-guerra, são tocados.

Ao longo da música, que serve de prelúdio para a canção Iridescent, a voz do ativista é distorcida até se tornar praticamente irreconhecível.

4. Guns N’ Roses

Em 2008, a banda Guns N’ Roses lançou seu sexto álbum de estúdio, Chinese Democracy. Madagascar é uma das músicas do disco, que contém samples dos discursos ‘I Have a Dream’ e ‘Why Jesus Called Man a Fool’, de Martin Luther King.

Além dos discursos do ativista, a música inclui samples dos filmes Rebeldia Indomável, Mississipi em Chamas, Pecados de Guerra, Coração Valente e Se7en.

5. Run The Jewels

Na música Thieves! (Screamed The Ghost), a banda Run The Jewels canta sobre um fantasma que simboliza o poder do racismo estrutural dos Estados Unidos e possibilita o assassinato de pessoas negras sem maiores consequências.

Durante a faixa, são utilizados trechos do discurso ‘The Other America’ de Martin Luther King, com o intuito de reafirmar que protestos e revoltas são apenas uma consequência direta destes problemas institucionais que existem no país. No programa 60 Minutes, King chegou a afirmar: “Uma revolta é a linguagem dos que não são ouvidos”.

Durante o discurso, o ativista critica o Estado por condenar revoltas sem assumir sua cumplicidade em sancionar a desigualdade estrutural que as provoca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *