in , ,

Review: “Barbie The Album” reforça nostalgia em faixas dançantes

Disco lançado nesta sexta-feira, 21/07, reúne elite musical na trilha do novo filme de Greta Gerwig

Título Barbie The Album
Imagem: divulgação

Não é à toa que o filme “Barbie” gerou uma expectativa alta para os fãs da boneca e todos os elementos da nostalgia — o longa, protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, também conta com um time de peso na trilha sonora, que foi toda trabalhada em uma viagem por diversos subgêneros do pop pelo produtor grammy-winner Mark Ronson.

Billie Eilish, Dua Lipa, Nicki Minaj, Tame Impala, Lizzo e Sam Smith são alguns dos nomes que contemplam o álbum do filme dirigido por Greta Gerwig e lançado nos cinemas na última quinta-feira, 20/07.

Leia também: “Barbie The Album”: saiba como acessar streaming party do disco” 

Foto: Divulgação

Faixa a faixa: “Barbie The Album” explora referências através de hyperpop

Produzido por Mark Ronson, reconhecido como um dos maiores nomes da indústria através de trabalhos com Amy Winehouse, Lady Gaga e Bruno Mars, “Barbie The Album” traz diversos elementos e referências que engatilham a nostalgia dos ouvintes — e telespectadores. E para compor um longa tão esperado pelos fãs, diversos nomes líderes em streamings foram cotados para compor as 17 faixas do disco, que acharam no pop e seus subgêneros o meio de caminho para todas as narrativas exploradas no filme — que explora desde questionamentos internos e emocionais a referências políticas e críticas socias.

A primeira faixa é “Pink”, com Lizzo, que abre o disco e trabalha um pop e groove característico da grammy winner, trazendo ainda uma base dos anos 1960 com as backing vocals e line bass. “Dance the Night“, com Dua Lipa, se parece com uma faixa descartada do álbum “Future Nostalgia“, disco que explora o electro e disco-pop. A faixa também foi a escolhida para o trailer oficial do longa de Greta Gerwig.

Nicki Minaj e Ice Spice trazem o icônico sample de “Barbie Girl“, de Aqua, na repaginada e potente “Barbie World“, e Charli XCX chega com o pc music e hyperpop em “Speed Drive“, que é seguida pelo cativante reggaeton em “Watati“, de KAROL G. Já Sam Smith se arrisca no electro-pop de “Man I Am“, seguido por Tame Impala e todos os sintetizadores em uma viagem para os anos 80 em “Journey To The Real World“.

Ryan Gosling, que protagoniza o filme ao lado de Margot Robbie, ganha uma faixa especial — e talvez uma das mais fortes do álbum — em “I’m Just Ken“. “Hey Blondie” com Dominic Fike e “Home“, com o trio HAIM, trazem o folk para o álbum, e Billie Eilish explora sua potencia confessional em “What Was I Made For?” -—com direito a um clipe repleto de referências pessoais da trajetória da cantora.

The Kid Laroi ganha espaço acústico em “Forever & Again” e Khalid traz o R&B em “Silver Platter“, que é seguida por uma viagem para os anos 2000 com “Angel“, de PinkPantheress. Mas é “Butterflies” que traz o bate cabelo do pop punk de GAYLE, que dá vez para Ava Max na enérgica “Choose Your Fighter“. O girl group sul-coreano Fifty Fifty fecha o disco com “Barbie Dreams“, faixa com todo o apelo glittery e nostálgico explorado pela produção do filme.

Nas 17 faixas, “Barbie The Album” nos conduz em um despertar autocrítico sem pesar a mão também na diversão. De trabalhos mais densos, como com Billie Eilish, a faixas mais previsíveis, como o fatídico sample de “Barbie Girl”, o disco também surpreende nas experimentações, como com Tame Impala e o próprio Ryan Gosling. E se as expectativas para o filme de Greta Gerwig já eram altas através de um trabalho de marketing robusto, “Barbie The Album” reafirma o último imperativo de um filme de fato rico de ponta a ponta.

Quer ficar por dentro de todas notícias dos seus artistas favoritos? Siga o Tracklist no Instagram e Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *