in , ,

“The Miseducation of Lauryn Hill”, o álbum que inspirou 4 canções

Lançado há 24 anos, “The Miseducation of Lauryn Hill”, de Lauryn Hill, vencedor da categoria Álbum do Ano no Grammy Awards de 1999, tornou-se além de um marco temporal na indústria fonográfica. O único disco solo da cantora, essa que possui em seu catálogo apenas mais um álbum ao vivo e dois álbuns com os Fugees, se converteu ao longo dos anos em uma referência musical para diversos artistas.

A obra da norte-americana que mistura Hip-Hop e R&B é uma das mais importantes da cena fonográfica, e hoje, serve como um grande guia de melodias e samples para outros materiais.

Mesmo sumida e sem mais lançamentos de projetos discográficos desde o “The Miseducation of Lauryn Hill”, a artista permaneceu como um exemplo a ser seguido, cravando seu nome na música. Uma amostra disso é o segundo single do disco, “Ex-Factor”, que sozinho foi reaproveitado mais de uma dúzia de vezes por artistas de todos os gêneros musicais.

Como uma personificação clara do rap e do R&B, o álbum da voz de “Doo Woop (That Thing)” é sem precedentes um símbolo de inspiração e influência para a nova geração que cresceu venerando e transformando o trabalho de Hill em importantes fontes de canalizações para os seus futuros lançamentos.

Abaixo estão alguns exemplos daqueles que fizeram da obra de Lauryn Hill um novo significado em sua próprias vozes e projetos:

4 canções que samplearam o único álbum solo de Lauryn Hill

lauryn hill álbum
Foto: Divulgação

1. “Be Careful” – Cardi B

O terceiro single de “Invasion of Privacy”, de Cardi B, vem acompanhado de um incrível e já bem conhecido sample de Lauryn. Como dito antes, “Ex-Factor” é conhecida por sua presença marcante em inúmeras faixas, e com a música da dona de “WAP” isso não seria diferente.

Produzido por Boi-1da, Frank Dukes e Vinylz, a faixa da rapper mostra o clássico single premiado de Hill. A música, que ela disse que queria soar como “uma carta aberta”, é uma canção que avisa o amante sobre sua intolerância com a infidelidade dele.

Em entrevista ao The Breakfast Club, Cardi revelou que, embora a música tenha tido alguma repercussão negativa, ela estava mais orgulhosa de receber a aprovação da lenda dos Fugees.

“Muitas pessoas estavam me criticando quando se tratava de “Be Careful”. Então eu disse, espere um minuto – não importa o que essas pessoas digam, Lauryn Hill aprovou essa música”, disse Cardi a Charlamagne Tha God, DJ Envy e Angela Yee. “Se ela não aprovasse, eu teria que mudar muito a partir disso.”

Obter o aval da lendária artista foi extremamente especial, disse a hitmaker, porque ouviu que Lauryn é muito particular sobre onde permite que sua música seja usada. Mesmo assim, ela aprovou a música e enviou uma mensagem para Cardi B.

“Ouvi dizer que ela é muito espiritual quando se trata de [aprovar amostras] e ela aprovou”, disse a rapper. “Isso me fez sentir super confiante na época.”

2. “Nice for What” – Drake

Servindo novamente de sample para mais uma faixa de rap, dessa vez “Nice for What”, de Drake, “Ex-Factor” agora estreava nos vocais do canadense, produzidos por Murda Beatz, Blaqnmild, Noah “40” Shebib e Corey Litwin.

Essa tornou-se a segunda vez que o intérprete de “God’s Plan” usava uma amostra de Lauryn, após o mesmo fazer com “Draft Day”, onde sampleou os vocais de “Doo Wop (That Thing)”.

O segundo single do álbum “Scorpions” juntou-se ao sucesso dos anos 90 lançado pela cantora a partir do trecho 3:25 da canção de Hill. Além da clássica faixa, o smash hit do rapper também contou com samples que vão desde Clã Wu-Tang à Barbra Streisand.

Notoriamente aprovado por Lauryn Hill, “Nice for What” recebeu todo o apreço da artista que fez questão de expressar seu contentamento com a faixa ao apresentá-la em um concerto realizado no teatro New York’s Apollo. A norte-americana executou um remix entre a sua canção e a do canadense.

3. “Believe What I Say” – Kanye West

O tão esperando álbum de estúdio de Kanye West, “DONDA”, lançado no último domingo (29), pegou todos de surpresa pela disponibilização inesperada nas plataformas e também pela amostra de “Doo Wop (That Thing)”, de Hill, em “Believe What I Say”.

A canção carregada com o sample já havia sido compartilhada em um trecho de 40 segundos por Ye através do seu Twitter no ano passado e posteriormente tocada no programa Apple Music 1 de Travis Scott.

West originalmente já havia feito um sample de Hill em “All Falls Down”, de 2004, de “The College Dropout”, em seguida, reaproveitou sua canção “Mystery Of Iniquity”, do disco ao vivo no MTV Unplugged.

Leia também: Review: “Donda”, a maior e mais controversa experiência de Kanye West

4. “Cole Summer”/ “Can I Holla At Ya” – J. Cole

O rapper J. Cole que este ano teve uma das maiores estreias de um álbum no Spotify com o seu disco “The Off-Season”, no qual chegou a quebrar o recorde de streamings de um dia na plataforma, atingindo impressionantes 62 milhões de streams.

Em 2013, na preparação do lançamento para o seu terceiro álbum “Born Sinner” aclamado pela crítica, Cole lançou um sample de “Nothing Even Matters”, de Lauryn Hill. 

“Cole Summer” corta os vocais de Hill e D’Angelo desde os segundos iniciais do dueto “Nothing Even Matters”. O coloquial “Can I Holla At Ya” adapta o icônico tributo de Hill à maternidade em “To Zion”.

Mas foi o canto delicado de Lauryn que Cole levantou e usou como a espinha dorsal da batida. “Esta amostra estava gritando ‘me lave!”. Cole bate, antes de implorar. “Sra. Hill, por favor, não me processe.”

Siga-nos Twitter e Instagram para acompanhar o melhor do universo do entretenimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *