in ,

Você precisa conhecer a banda brasiliense Lupa

Por Thiago Cyrino

Dona de um rock alternativo moderno, a banda Lupa, formada por Múcio Botelho (vocais e guitarra), João Pires (bateria), Lucas Moya (baixo), Victor Cavalcanti (guitarra) e André Pires (teclado), que iniciou sua carreira em 2014, começou a ganhar maior destaque após o lançamento de seu primeiro álbum no dia 4 de maio deste ano, intitulado “Lupercália”. Deixa eu te contar: quando você souber o significado desse álbum como um todo, você vai ficar ainda mais apaixonado pelo conceito da banda.

Lupercália, em seu significado, seria o nome de uma festa de fim de ano na qual acreditava-se liberar a fertilidade das pessoas em um ritual de celebração da vida. Nos festivais, a cor púrpura recebia bastante destaque, por representar a cor das prostitutas sacerdotais da época da Roma antiga. Como forma de fazer alusão a esse significado, a própria capa do álbum revela os integrantes da banda com uma espécie de tinta de tom púrpuro em seus corpos (que conceitão, bicho!).

Possuindo 12 faixas e possuindo mais de 135 mil plays no Spotify, o álbum trata justamente dessa libertação, do sexo fora da figura de tabu, da alegria e sintonia, tratando de narrativas que se referem ao amor e à vida. Inclusive, o próprio nome da banda é uma comparação às chamadas “lupas”, – lobas/prostitutas do latim – que eram as principais atrações dos festivais de lupercália.

“Lupercália” é expressão, euforia e liberdade, segundo a própria banda, que sempre se mostrou bastante sincera em suas entrevistas. Um fato bastante interessante é que o primeiro álbum da banda foi produzido através de crowdfunding, conseguindo 150% da meta e batendo o recorde de arrecadação da região centro-oeste brasileira – isso tudo com a ajuda de fãs e de pessoas incentivadoras de arte.

Em 31 de março, a banda Lupa postou, em seu canal do Youtube, o primeiro vídeo do álbum, da faixa “Justo Eu”, que trata do sexo com um tom de humor bastante interessante (eu mesmo confesso que achei que eles pisaram demais nas significações utilizadas no clipe). Em uma entrevista, ao ser questionado a respeito do significado do vídeo, o vocalista Múcio disse que muito mais do que mostrar um lado erótico, eles queriam mostrar justamente o oposto: a ingenuidade do caminho percorrido na descoberta e exploração de si mesmo. O vídeo você pode conferir a seguir:

E aí, galera? Que banda maravilhosa quebradora de tabus! Não deixem de seguir as bandas nas redes sociais, porque além de talentosos, os caras são super simpáticos!

Ouça “Lupercália” no Spotify:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *