3 de julho de 2014 por Rodrigo Neves.

games
Nos dias que correm com os avanços tecnológicos atuais, são tantos os estímulos que nos são apresentados que temos alguma dificuldade em conseguir distingui-los a todos eles. No entanto, apesar de existirem estudos sobre cores e impactos que isto possa ter, juntamente com imagens e interfaces, nenhum desses estímulos têm o poder da música.

Se pensarmos que, para praticar esporte – seja a correr ou andar de bicicleta sozinho -, ir a um ginásio, ir a uma loja, shopping ou restaurante, andar de carro e, em alguns casos, até para trabalhar, a música é fundamental e, sem ela, a nossa percepção de tudo o resto seria completamente diferente. Até chega a ser complicado de imaginar por considerarmos isso um dado tão adquirido. Porém, a verdade é que é a música é muito importante nessas atividades e em muitas outras como estudar, ler, em outras que requeiram concentração, etc.

Está provado que a música ajuda a relaxar e a concentrar as pessoas nas mais diversas atividades: antes de um jogo para um atleta, durante o estudo e até durante jogos e filmes. Isso porque, além de músicas, temos autênticos sons que, apesar de não pensarmos neles como algo poderoso, a verdade é que conseguimos associar um filme ou jogo, por exemplo, a determinado som ou música ou até a marcas, para termos noção.

img destacada

Neste sentido, a indústria de filmes e de jogos investe bastante neste tipo de “extra” porque faz a diferença. Existem casos em que a música pode fazer um filme não tão bom que seja visto até o fim por influenciar o estado de espírito de uma pessoa e a mesma coisa com um jogo que não é tão bom e as pessoas continuam a jogar por desfrutarem disso. O contrário também acontece, apesar de menos evidente, porque um filme tem que ser mesmo muito bom para que, ainda que se a sua trilha sonora não for boa ou não tiver qualidade, uma pessoa continue a ver; ou um jogo que seja muito bom, mas com má qualidade de som não motiva tanto a que seja jogado, nem envolve tanto um jogador. Este tipo de estratégia é tida em conta por vários jogos online, como os jogos de casino, por exemplo, que procuram criar um ambiente relaxado, mas que motive os jogadores a investir e arriscar com a possibilidade de grandes ganhos. Aliás, esta tendência ficou mais evidente com o uso massificado de smartphones e tablets por permitir que qualquer pessoa jogue os jogos de casino em sites como www.casinoonline.pt/slots, por exemplo, e desfrute dos principais jogos como poquer e blackjack ou até apostas, em praticamente qualquer lado, o que aumentou muito o uso destes jogos. Até o menor som da aposta virtual, de colocar fichas, de carregar um botão, entre outros elementos do jogo, está previamente pensado e influencia mentalmente um jogador. Ainda relativamente a jogadores, estes admitem que, em jogos que requerem um maior esforço mental e concentração da sua parte, eles ouvem música para estarem focados e concentrados apenas no que estão a jogar.

Assim, independentemente do gênero preferido por qualquer pessoa, a verdade é que a música tem um poder muito significativo e determinante em várias atividades das nossas vidas e, sem isso, grande parte da “influência” de uma marca seria desassociada.

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.