in

Luísa Sonza está cuidando da própria carreira! 4 artistas que também fazem isso

Depois de lançar seu segundo álbum de estúdio, o “DOCE 22”, toda a atenção do mundo da música se voltou para a voz de “Boa Menina”. Em uma recente entrevista, Luísa Sonza afirmou que é sua própria empresária e assume todas as decisões de sua carreira. Confira outros 4 artistas que também fazem (ou já fizeram) isso!

Leia também: “DOCE 22”: Luísa Sonza transforma hate em arte em novo álbum

Luísa Sonza está cuidando da própria carreira! 4 artistas que também fazem isso
Foto: Divulgação

Lançado na sexta-feira, 17 de julho, seu disco se tornou uma das maiores estreias do Spotify Brasil. Com apenas uma semana, o “DOCE 22” conquistou cerca de 30 milhões de reproduções — concedendo à cantora o título de maior estreia semanal de um álbum na história da plataforma aqui no Brasil.

O sucesso foi tão grande que ela ultrapassou grandes nomes como Anitta e até mesmo a queridinha do pop Olivia Rodrigo. Algumas músicas, inclusive, ficaram entre as mais ouvidas: a faixa “penhasco.” chegou ao segundo lugar e ainda hoje permanece no Top 10.

O álbum levou 14 meses para ser produzido e possui um tom mais pessoal da vida e da carreira de Sonza, que desfrutou do isolamento social imposto pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) para mergulhar de cabeça na criação.

Além de ser creditada como compositora de todas as músicas, a artista gaúcha estreou como produtora musical, ao lado de Doug Moda. O “DOCE 22” carrega muitas influências dos anos 90 e 2000 e traz 14 músicas, divididas em dois lados — tal como muitos discos antigos.

O álbum ainda conta com parcerias nacionais (como Ludmilla e Jão) e internacionais (uma do rapper americano 6lack e outra com Mariah Angeliq, nova aposta do reggaeton e trap latino).

Além de Luísa Sonza, confira outros 4 artistas que também gerenciam (ou gerenciaram) a própria carreira

1. Ludmilla

A cantora Ludmilla anunciou no ano passado uma reviravolta em sua carreira: rompeu com seu ex-empresário, Alexandre Baptestini, e passou a gerenciar sua própria carreira.

Em um comunicado, a dona do hit “Verdinha” afirmou que, junto a ele, alcançou muitos sonhos e aprendeu muito. “Todos estes anos também me tornaram forte e preparada para este novo passo”, escreveu.

Ainda segundo a funkeira, o rompimento foi amigável e consensual. “A cantora agradece ao parceiro por sete anos de uma jornada repleta de conquistas”, concluiu.

2. Anitta

Depois de cinco anos tomando todas as decisões sozinha, em 2019, Anitta veio a público e afirmou que Brandon Silverstein, dono da empresa S10 Entertainment & Media — a mesma que agencia Normani —, seria seu mais novo empresário.

Na época, a cantora de “Girl from Rio” publicou uma foto com seu irmão Renan Machado e Silverstein e escreveu:

Nos próximos meses terei 3 grandes anúncios para fazer pra vocês. O primeiro deles deixo aqui hoje com um sentimento de esperança, leveza e felicidade. Depois de 5 anos cuidando da minha própria carreira, decidi passar o bastão adiante.

De acordo com Anitta, a experiência de ser sua própria empresária ajudou a amadurecer, crescer e aprender. “Foi uma missão que me trouxe muito orgulho e sentimento de capacidade, mas também muito cansaço”, afirmou ela.

Agora, 5 anos depois, posso dizer que preparei perfeitamente minha equipe de amigos fiéis, escudeiros e competentes para cuidarem de mim, como se fosse eu mesma, para que eu possa ter um pouco mais de tempo pra mim.

A artista carioca ainda disse que, na busca por um empresário, Silverstein era a versão gringa de sua cabeça. “Brandon chega à nossa família Anitta […] aprendendo humildemente sobre nós, com muito respeito a tudo que construímos e com muita vontade de vencer.”

3. Lady Gaga

Lady Gaga também já chegou a afastar executivos da “Haus Of Gaga”, sua empresa criativa, e administrou sua carreira por um tempo. A voz de “911” foi contrata pela Interscope há mais de 12 anos e mudou completamente a sua equipe à época do lançamento do “ARTPOP”.

Troy Carter, seu ex-empresário, não aguentou as decisões da artista e abandonou o barco pouco antes de o álbum chegar às prateleiras — e às lojas digitais.

Hoje, a artista tem Bobby Campbell como atual empresário. Ele, que já trabalha há algum tempo com a cantora, em entrevista à revista Billboard, contou curiosidades e falou sobre o envolvimento de Gaga nas produções da era “Born This Way”, que completou 10 anos este ano.

Considerado um dos maiores álbuns de sua carreira, a Era agraciou os fãs com músicas icônicas e diversas performances atemporais nas maiores premiações da música, programas de TV e mais.

4. Beyoncé

Sim! Em 2008, Beyoncé fundou a Parkwood Entertainment após romper definitivamente com a Music World, empresa do seu pai, Mathew Knowles, e passou a gerenciar sua própria carreira.

Eu senti que queria seguir os passos de Madonna: ser uma potência, ter meu próprio império e mostrar a outras mulheres que quando você chegar a este ponto em sua carreira, você não precisa assinar com outra pessoa e compartilhar seu dinheiro e seu sucesso — você mesma faz.

– Beyoncé durante um evento privado da Escola de Teatro e Artes Visuais de Nova Iorque (via Billboard)

Em dezembro de 2015, ela nomeou Steve Pamon, um empresário multi-talentoso, como Presidente e Diretor de Operações da Parkwood Entertainmente. Os dois fizeram uma parceria tão boa que os dois ganharam o título de “Executivos do Ano” em 2019 pela Billboard.

Naquele mesmo ano, a artista americana explicou porque ambos tiveram tanto sucesso juntos:

Escolhi Steve como meu Diretor de Operações porque compartilhamos uma filosofia semelhante sobre negócios. Você não precisa ser um idiota para fazer as coisas. Foi importante que eu encontrasse alguém com bom caráter como ser humano.

Pamon também foi responsável por gerenciar o lançamento da linha IVY Park, bem como as parcerias da artista com WTRMLN WTR, Global Citizen e Chime For Change.


Você sabia que Luísa Sonza geria sua própria carreira? É fã de algum desses artistas? Quais outros cantores que são os próprios empresários não comentamos aqui? Comente e acompanhe essa e outras notícias pelas nossas rede sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *