in

Os fãs “pobres” de Taylor Swift ainda não ouviram o “Reputation” – mas nós temos informações preciosas!

Reputation, o aguardado sexto álbum de Taylor Swift, já está entre nós – pelo menos entre muito de nós. Com lançamento mundial na sexta-feira (10/11), o disco chegou ao iTunes à 00h, mas ficou por lá mesmo. O álbum inclusive chegou a travar a plataforma, e bateu o recorde de disco a chegar mais rápido no #1 do iTunes americano, levando apenas 6 minutos!

Plataformas de streaming, como o Spotify, só contam até agora com os singles promocionais do disco –  “Look What You Made Me Do”, “…Ready For This?”, “Call It What You Want” e “Gorgeous”.

A tática de Taylor está sendo usada para alavancar as vendas digital e física do material. Com o disco já disponível também em lojas pelo mundo, a gravadora da artista prevê uma venda inicial de 2 milhões de exemplares.

Apesar de bastante criticada pelos famosos “boletos” e a maneira como leva sua música, Taylor Swift não é a primeira a utilizar-se desta tática.  Adele, por exemplo, lançou seu aclamado 25 em novembro de 2015, é só o disponibilizou no Spotify em junho de 2016.

O Reputation, entretanto, não deve demorar tanto. Segundo sites internacionais, a previsão é de que o disco vá para o Spotify no dia 17 de novembro, uma semana depois do lançamentos oficial.

Downloads ilegais

A inexistência das novas faixas de Taylor nos streamings, porém, não tem sido impedimento para aqueles que não o compraram no iTunes.

Muitos são os links na internet para download clandestino do álbum. A Taylor Nation, equipe da americana que coíbe a divulgação irregular das músicas e imagens de Taylor, nunca trabalhou tanto! Por isso, é pouco comum que os links fiquem no ar por muito tempo.

Confira algumas mensagens sobre:

Performances da Era Reputation

Finalmente iniciando a divulgação do Reputation, uma vez que não deu nenhuma entrevista desde seu anúncio, Taylor realizou uma performance exclusiva na sexta (10/11).

A apresentação foi para a canção “New Year’s Day”, última do álbum, e foi gravada durante uma das Secret Sessions realizadas pela cantora. Nas Secrets, alguns fãs selecionados a dedo compareceram à casa de Swift e ouviram o Reputation inteiro bem antes do lançamento.

“New Year’s Day” foi ao ar à meia-noite, durante o intervalo de um dos episódios da série Scandal. O programa é transmitido pela ABC.

A próxima apresentação de Taylor irá acontecer no sábado (11/11), no programa da TV americana ‘Saturday Night Live’.

“Revistas” do álbum

Como já é comum, Taylor Swift entregou algumas versões especiais do seu novo álbum. Ao invés de faixas extras, entretanto, a cantora resolveu produzir uma “revista exclusiva”, em que ironiza o fato de sempre fazer parte das publicações com fofocas.

No interior do revista, há fotos de um photoshoot exclusivo, poemas da cantora e outros conteúdos. Veja as capas das publicações:

Encarte

Para a abertura do disco, Taylor produziu um texto falando sobre sua reputação, o tema central do disco. Leia traduzido:

 

Críticas

Taylor desejava que todos no mundo recebessem o Reputation da mesma forma, sem informações prévias de críticas. Por isso, a cantora não enviou o disco a nenhum veículo midiático antes do lançamento.

Agora que o disco já está disponível, entretanto, as críticas começaram a aparecer. A maioria delas celebra a capacidade de composição de Taylor. A Slant Magazine, por exemplo, costuma dar notas abaixo da média à artista, mas desta vez indicou a nota em 80 no Metacritic.

Reputation

O álbum é o sucessor do disco 1989, lançado em 2014 como o primeiro material inteiramente pop de Taylor Swift.

Leia também: As 5 músicas mais pop de Taylor Swift, antes de TS ser pop

O novo disco tem uma diferença central na composição: pela primeira vez, Taylor não escreveu após o término de um relacionamento. Neste material, a americana compôs durante seu namoro com Joe Alwyn, seu parceiro atual – ou seja, enquanto ainda estava apaixonada.

O disco entregou a aguardada nova parceria da cantora com seu amigo Ed Sheeran. Ed e Taylor já haviam trabalhado juntos em “Everything Has Changed”, faixa do disco Red. Agora, em “End Game”, Ed ainda trouxe o rapper Future.

O álbum conta com 15 faixas. São elas:

Traduções das faixas

Confira as letras traduzidas de cada canção do álbum:

Ready for it?

End Game (feat. Ed Sheeran & Future)

I Did Something Bad

Don’t Blame Me

Delicate

Look What You Made Me Do

So it Goes…

Gorgeous

Getaway Car

King of My Heart

Dancing With Our Hands Tied

Dress

This Is Why We Can’t Have Nice Things

Call It What You Want

New Year’s Day

 

Leia também: Por que Taylor Swift não é a salvação do pop?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *