30 de Março de 2014 por Luciana Lino.

Lollapalooza-Brasil

Faltando menos de uma semana para o festival Lollapalooza, que será realizado nos dias 5 e 6 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o Tracklist preparará uma série de matérias especiais sobre os principais artistas que se apresentarão no evento. Este especial é sobre o cantor americano Julian Casablancas.

Julian Fernando Casablancas nasceu no dia 23 de agosto de 1978, filho da ex-modelo Jeanette Chistiansen e do fundador da Elite Model Management, John Casablancas. Sua adolescência foi marcada por problemas com bebida, precisando passar por um internato na Suíça, onde conheceu Albert Hammond Jr. Quando transferido para um colégio em Nova York, Julian conheceu Nick Valensi e Fabrizio Moretti. Com esses meninos, juntamente com seu amigo de infância Nikolai Fraiture, o grupo fundou a banda The Strokes em 1998.

Falar de Julian sem falar dos Strokes é difícil, já que foi a banda que apresentou seu rosto e sua voz característica e marcante ao resto mundo. O primeiro disco, “Is This It“, foi lançado em 2001 e rapidamente estourou em todos os lugares. A banda tornou-se gigante logo em seu primeiro álbum, atingindo disco de platina e conseguindo ótimas colocações nas paradas mundiais. Além disso, “Is This It” foi nomeado por diversas revistas como um dos melhores álbuns da década – ficou em primeiro lugar na NME e em segundo na Rolling Stone – e também integrou a lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos na última revista, ficando na 199ª posição.

Após o enorme sucesso de “Is This It“, marcado por várias apresentações – muitas delas com Julian bêbado -, os Strokes lançaram “Room on Fire” em 2003  e “First Impressions of Earth” em 2006. Neste ano, Casablancas já tinha controle sobre a bebida, chegando a declarar em uma entrevista que “não necessitava mais da bebida” e que ele “sempre disse a si mesmo que se a bebida chegasse a um ponto em que estaria afetando suas composições e sua música, ele iria parar”. Além disso, no ano anterior, Julian se casou com Juliet Joslin, assistente da banda.

Após a turnê de “First Impressions of Earth“, os Strokes passaram por um hiatus, durante aproximadamente cinco anos. Foi justamente neste meio tempo que Julian preparou um projeto solo. Em 2009, o cantor lançou seu primeiro álbum solo, “Phrazes for the Young“, com uma sonoridade diferente da qual costumava caracterizar os Strokes, com bastante presença de sintetizadores e um certo clima oitentista. O disco contou com o single “11th Dimension“, que ganhou clipe, e o single natalino “I Wish It Was Christmas Today“, faixa bônus do CD. O cantor entrou em turnê em 2009 e 2010. Também neste período, Casablancas fez importantes participações, entre elas, na música “My Drive Thru“, com Pharrell Williams e Santigold, promovendo uma marca de calçados; na música “Boombox“, do grupo Lonely Island; e no comercial do perfume Azzaro, lançando uma música especialmente para a propaganda.

Em 2010, ocorreram duas novidades. A primeira foi o nascimento do filho de Julian e Juliet, Cal Casablancas. A segunda foi o anúncio do retorno dos Strokes com o quarto álbum de estúdio da banda, “Angles“, lançado no ano seguinte. A reação dos fãs ao disco foi mista, com bastante percepção de que a sonoridade dos Strokes também tinha mudado, também com presença de sintetizadores. O modelo se repetiu no quinto disco da banda, de 2013, “Comedown Machine“, também com diferentes reações do público. O curioso foi que a banda entrou em turnê com o “Angles“, mas não com o “Comedown Machine“, último álbum da banda com a gravadora RCA. Pelo menos, por enquanto…

Também em 2013, Julian passou por dois momentos especificamente difíceis: o falecimento do seu pai em julho e o falecimento de Lou Reed, vocalista da banda The Velvet Underground – que foi a maior inspiração para sua carreira musical – em outubro. Apesar das turbulências, o cantor novamente se focou para projetos solo. Seu site oficial divulgou, por tempos, apenas a palavra “Voidz“, dando a entender que seria o nome de seu segundo álbum solo. Mais tarde, foi anunciado que Voidz era sua nova banda, que o acompanharia em seu novo projeto. Em outubro, Casablancas (e o The Voidz) foi confirmado nas três edições do Lollapalooza na América do Sul. E não parou por aí: o cantor participou da música e do clipe “Instant Crush“, do duo Daft Punk, que faz parte do premiadíssimo álbum “Random Access Memories“, que inclusive ganhou o Grammy 2014 de “álbum do ano”.

2014 parece ser um ano promissor para o cantor. Além dos shows já marcados na América do Sul, Julian, até agora, lançou o teaser de seu novo álbum – ainda sem data fixa de lançamento, porém, saíram especulações de que seria apenas em setembro – , fez shows pelos Estados Unidos, participou de entrevistas… e fará grandes apresentações nos dias 6, 7 e 8 de junho, no festival The Governors Ball Music Festival, em Nova York. Além de realizar o show com o The Voidz, Julian também se apresentará com os Strokes! A notícia foi uma ótima surpresa para todos e com certeza esperamos grandes novidades.

Julian, com os Strokes, já esteve no Brasil em 2005 e em 2011, fechando a turnê do álbum “Angles” com um show muito elogiado. Sem a conhecida banda, o cantor já passou por aqui por algumas vezes, pois seu pai morava com a família no Rio de Janeiro. Em turnê solo, será a primeira vez de Casablancas no Brasil no festival Lollapalooza, no dia 5 de abril. O setlist está sendo marcado pela presença das novas músicas, de algumas do “Phrazes For The Young“, de algumas dos Strokes e de “Instant Crush“. Esperaremos um grande show!

Fique ligado no Tracklist para conferir mais informações e matérias especiais sobre o Lollapalooza e os artistas que estarão no festival neste ano.

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.