25 de agosto de 2013 por Junior Costa.

 mtv-vma-2011_logo

Se formos fazer uma lista das maiores premiações do mundo da música com certeza que o VMA só perde pro Grammy, e amanhã (25) teremos a 30ª edição da premiação, e por isso o Coleção trás para você este especial sobre o MTV Vídeo Music Awards.

A primeira edição do VMA foi ao ar em 1984, e teve Madonna como uma das principais artistas da edição. A rainha do pop subiu ao palco vestida de noiva para cantar o seu mega hit “Like A Virgin”. Mas Madonna não foi a grande vencedora da noite, o astronauta de prata de “Videoclipe do Ano” foi para a banda de rock The Cars pelo vídeo de “You Might Think”, Michael Jackson levou 3 astronautas de prata pelo clipe de “Thriller” e o prêmio de “Melhor Videoclipe Feminino” foi para “Girls Just Wanna Have Fun” de Cindy Lauper.

A edição de 1986 foi a primeira a premiar uma mulher afro-americana, com Whitney Houston levando o prêmio de “Melhor Videoclipe Feminino” com “How Will I Know”, além de ter performado um medley de “Greatest Love Of All” e “How Will I Know”. O astronauta de prata foi para a banda de rock Dire Straits, pelo clipe de “Money for Nothing”.

O VMA de 1990 teve uma das melhores performances de Madonna na premiação, a cantora subiu ao palco vestida de Maria Antonietta e cantou o seu single “Vogue”. O astronauta de prata de “Melhor Videoclipe do Ano” desta edição foi para Sinéad O’Connor por “Nothing Compares 2 U”, Madonna levou 3 prêmios pelo clipe de “Vogue”.

Em 1995, Michael Jackson fez a sua melhor performance no VMA, o rei do pop fez um medley de vários de seus hits e algumas canções novas, incluindo “Scream”, o guitarrista Slash fez o solo de guitarra da música “Black Or White”, o que acabou virando uma das cenas mais engraçadas da premiação, pois Slash não quis sair do palco e continuou o seu solo, um segurança da premiação subiu ao palco e tentou tirar o roqueiro de lá, enquanto isso Michael foi para o fundo do palco começar a sua performance de “Billie Jean”, foi ai que Slash resolveu sair do palco. A girlband TLC levou o astronauta de prata de “Melhor Videoclipe do Ano” por “Waterfalls”

Em 1997 a girlband Spice Girls levou o seu 1º e único astronauta de prata, as britânicas ganharam o prêmio de “Melhor Videoclipe Feminino” por “Wannabe”. O VMA deste ano foi fechado pelo roqueiro Marilyn Manson que cantou a música “The Beautiful People”, considerada uma das melhores performances de sua carreira.

No ano de 2001, Britney Spears fez uma das melhores performances de toda a premiação, ao som da polêmica “I’m A Slave 4 U”,  a princesinha do pop fez uma performance que é lembrada até hoje, mas não pela coreografia ou algo do tipo, e sim pelo fato de Britney ter introduzido 2 animais selvagens à performance (um trigre e uma píton albina). A premiação também teve uma aparição surpresa de Michael Jackson após a performance da boyband ‘N Sync, onde o rei do pop apresentou alguns dos seus movimentos de dança ao som do beatboxing de Justin Timberlake.

Na edição de 2003 Madonna, Britney e Aguilera fizeram aquela que é chamada por muitos de “a maior performance da história”, se não for a maior da história com toda certeza é a maior da premiação, as 3 cantoras representaram o fato mais marcante da história do VMA, protagonizando um beijo em cima do palco, Madonna estava vestida de noivo, enquanto Britney e Christina faziam os papéis de noivas, a performance causou muita polêmica, e um dos pontos mais engraçados é que bem no momento que Madonna beijava Britney a MTV fez questão de focar em Justin Timberlake, que na época era o namorado de Britney, a cara de espanto e surpresa do cantor foi outro ponto memorável do VMA de 2003. A edição de 2003 também foi marcado pela estréia solo de Beyoncé, com “Baby Boy” e “Crazy In Love” a contora deu o pontapé inicial à sua carreira solo.

Em 2007, Britney Spears causou a sua maior polêmica na premiação da MTV, a cantora que estava “voltando aos palcos” com o seu novo álbum “Blackout” fez uma de suas piores performances, onde a mesma não conseguia nem mesmo representar a coreografia da música  “Gimme More” no palco.

No VMA de 2009, Taylor Swift e Kanye West protagonizaram uma das maiores polêmicas da premiação. Quando Taylor subiu ao palco para receber o astronauta de prata de “Melhor Videoclipe Feminino” por “You Belong With Me”, Kanye apareceu inesperadamente no meio do discurso de Taylor, roubou o seu microfone e falou: “Yo Tay, eu estou realmente feliz por você, mas Beyoncé tem um dos melhores vídeos de todos os tempos. Um dos melhores vídeos de todos os tempos!” e depois devolveu o microfone para Taylor que ficou tão sem graça e nem terminou o seu discurso. Beyoncé foi o grande nome da noite, levando o VMA de “Melhor Videoclipe do Ano” por “Single Ladies”. A cantora também fez uma performance memorável da canção.

Em 2010. Lady Gaga quebrou o recorde de maior número de indicações em uma única noite, com 13 indicações, e levou para casa oito prêmios (sete para “Bad Romance” e uma para “Telephone”). Durante seu discurso, ela revelou o título do seu próximo álbum, Born This Way e cantou uma parte da faixa-título. Eminem abriu a noite com uma mega performance dos seus hits “Not Afraid” e “Love The Way You Lie” ao lado de Rihanna.

O VMA de 2011 foi a maior audiência da MTV USA, a premiação foi aberta com Lady Gaga vestida do seu alter ego Jo Calderone com um longo monologo antes de performar o seu mais novo single “You And I”. Neste ano o VMA homenageou Britney Spears, após subir ao palco apresentada pelo alter ego de Lady Gaga a princesinha do pop chamou a performance mais memorável da noite, Beyoncé ao som de “Love On Top”, onde a cantora durante a performance deu um jeitinho de anunciar ao mundo que estava grávida.

A premiação de 2013 acontece amanhã e terá performances de Katy Perry, Lady Gaga, Miley Cyrus, Justin Timberlake , Kanye West, Robin Thicke, Bruno Mars, Drake, e Macklemore & Ryan Lewis.

Timberlake e a dupla Macklemore & Ryan Lewis são os principais indicados da noite.

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.