in

Bloco da Preta: cantora celebra a vida com convidados especiais e fãs

Preta Gil promete voltar com o trio às ruas no próximo ano

Preta Gil durante o Bloco da Preta no Rio. Foto: Julia Bandeira/Divulgação

Por Lidiane Nóbrega e Sabrina Simão – O Bloco da Preta está de volta! Preta Gil retornou aos palcos em grande estilo após três anos de pausa. A cantora não pôde puxar o tradicional trio elétrico pelas ruas do Rio de Janeiro por orientação médica, mas celebrou a vida rodeada de amigos na Rio Arena no último domingo (4). A ocasião marcou a comemoração dos 15 anos do cortejo e reconexão dela com os fãs.

Com palco 360º, efeitos pirotécnicos e acompanhada de um balé, a estrela iniciou o show com “De Volta ao Sol”, faixa-título de seu trabalho mais recente, e estava visivelmente emocionada. O público conseguiu perceber, no entanto, que ela começou a ficar mais à vontade quando seus convidados subiram ao palco.

O bloco da filha de Gilberto Gil teve a presença de Fernanda Paes Leme, David Brazil, Giovanna Lancellotti, Isis Valverde, Sheron Menezzes, Urias, Douglas Silva, Lia Khey e muito mais. Carolina Dieckmann, inclusive, permaneceu com a amiga no palco do início ao fim. Na plateia estavam ainda nomes como Letícia Colin, Bárbara Reis e Gabi Melim.

Rei Momo do Bloco há 12 anos, Gominho fez questão de expressar sua felicidade por poder participar do reencontro em conversa com o Tracklist nos bastidores. “Aqui a gente comemora não só a cura dela, mas a vida de todos nós. É lembrar que estamos vivos e a gente tem que saber ser feliz, é uma delícia estar aqui”, falou.

Ao Tracklist, Urias contou que se sentiu honrada por ter sido escolhida para ser Musa do Bloco e ressaltou a determinação e força de Preta Gil. “Ela sempre provou para gente que dá para achar forças nos mínimos detalhes e reconstruir tudo de novo. Ela é uma pessoa que arrasta multidões com ela”, disse.

Com uma setlist variada e músicas de diferentes gerações, o espetáculo marcou uma retrospectiva da história do Bloco e entregou o aguardado retorno de Preta ao Carnaval. Intitulada por ela como o “Hit do Carnaval de 2024”, “Macetando”, parceria de Ivete Sangalo e Ludmilla, foi uma das faixas que agitou o festejo.

O público também vibrou com a participação de Sol de Maria, neta da artista, que subiu no palco e mostrou que o talento realmente é de família. Ao lado da avó, a pequena de 8 anos, filha de Francisco Gil e Laura Fernandez, cantou “Estúpido Cupido” e se mostrou bastante a vontade diante da plateia. “Estou deixando de herança para você – o Bloco da Preta não pode acabar”, disse a cantora, que enfatizou para neta: “estou aqui por sua causa”.

Provando ser uma peça fundamental para o Carnaval do Rio de Janeiro, o retorno da artista foi gravado e deve ser exibido em plataformas de streaming ou no YouTube em breve. 

Entre as canções, Preta aproveitou para interagir com o público e retribuir o carinho recebido pelos fãs de longa data. “Vocês devem imaginar o que está passando no meu coração, é muita gratidão e amor por vocês”, destacou.

Participações especiais

E para celebrar esse amor, a Preta convocou Rogério Flausino (Jota Quest), Gilsons, Pabllo Vittar, MC Carol, Thiago Pantaleão, Xamã, Lukinhas, Karinah e Zaynara para completar a festa, que durou aproximadamente quatro horas.

Com parceria lançada em janeiro, intitulada “Na Batucada”, Pantaleão enalteceu a cantora em conversa ao Tracklist nos bastidores do evento. “Poder cantar e dividir esse espaço na música com ela é muito importante, ela é uma jóia da música brasileira. Para mim, que é um artista que está começando a querer conquistar e estabilizar seu espaço na música, isso é um marco na minha carreira. Além de tudo, ela é amiga, confidente e uma das melhores pessoas que já conheci”, afirmou.

Ao anunciar a apresentação de Pabllo Vittar, a cantora enalteceu a amiga: “Ela desmarcou um show para estar aqui. É uma das maiores artistas que temos e revolucionou a cultura pop do Brasil”. Já no palco, a drag queen respondeu que “desmarcaria seu casamento” para estar no espetáculo. A voz de “Pede Pra Eu Ficar (Listen to Your Heart)”, que é uma das apostas do Carnaval de 2024, aproveitou para apresentar “Decote” ao vivo com a dona da festa.

Foto: Julia Bandeira/Divulgação

Bloco da Preta volta às ruas em 2025

Depois de fazer sua volta triunfal em 2024, Preta promete que no próximo ano o Bloco tomará as ruas do Rio de Janeiro como de costume. Durante coletiva de imprensa, ela destacou ao Tracklist que se sente honrada pelo sucesso do projeto ao longo dos anos.

“Se pudesse dizer alguma coisa para a Preta de 15 anos atrás, quando ela idealizou isso tudo, diria: ‘Parabéns por ter tido coragem de começar algo novo na cidade que nasceu e ama tanto – e de ter dado certo’. Olha aí, hoje o Carnaval de rua do Rio é tão grande e diverso, com tantos cantores e com uma estrutura grande. Fico feliz que ainda tenho força e coragem para fazer coisas como ela fez há 15 anos”, comentou.