18 de dezembro de 2013 por Renan Collier.

ldksasda,

2013 foi um ano com vários lançamentos de álbuns. Com algumas pouquíssimas ressalvas, todas as bandas, artistas solos e boybands lançaram disco novo este ano. Não estamos reclamando, foi um ano cheio e muito produtivo, agradecemos e estamos felizes com isto. Dando uma olhada nas capas dos álbuns, o Tracklist fez uma seleção das 5 melhores e 5 piores capas de álbuns do ano.

Vamos começar com as piores capas:

Eric Clapton – Old sock

Old SockVeja a capa completa clicando aqui!

Minha maior decepção este ano foi esta capa. Vamos combinar que o cara é um gênio, símbolo de boa música e nos presenteou com esta capa. A foto é tipo uma selfie, e foi tirada pelo próprio Eric durante uma de suas viagens. Segundo Eric, caracteriza a descontração do álbum.
Tio Eric, existem outras formas de mostrar que o álbum é descontraído. No geral, é um álbum muito bom, com participações de peso, mas merecia uma capa um pouco melhor.

Lady Gaga – ARTPOP

gagaVeja a capa completa clicando aqui!

Mother Monster também me deixou bastante triste com esta capa. Quando anunciou este álbum, “uma forma de valorizar música, arte e moda”, eu fiquei bastante feliz. Pensei na hora em uma capa elegante e com bastante significado. Depois do lançamento do clipe de Applause, fiquei ainda mais ansioso pela a capa. O clipe tinha um layout muito bonito, o fundo preto, as imagens preto e branco… As irmãs Inez e Vinoodh, diretoras de Applause, fizeram um excelente trabalho.

Para mim, a capa de ARTPOP tem muita informação para uma foto só, ficou bagunçada e não me agradou nenhum pouco. Uma pena, já que o álbum é tão bom.

Miley Cyrus – Bangerz

mileyVeja a capa completa clicando aqui!

Miley surpreendeu mais uma vez, desisti de prever seus movimentos depois dessa capa. Pessoalmente achei mais parecida com um anúncio de motel cubano. Segundo a cantora, tudo que ela faz tem um “por que”, mas ainda não entendi o porque desta capa, que ficou parecendo uma coisa barata e amadora. Me perdoem a franqueza, eu realmente gosto dela, mas esta capa não fez jus ao trabalho que ela tem feito.

Yeah yeah yeahs – Mosquito

yyym
Veja a capa completa clicando aqui!

Dia 14 do primeiro mês de 2013 Yeah Yeah Yeahs veio a público revelar a capa de seu próximo álbum. Foi um choque. Talvez o menor de todo já que não tinha expectativa nenhuma para esta capa mas mesmo assim para mim, foi uma capa feia e de extremo mal gosto, fim.

 Katy Perry – Prism

kpprism
Veja a capa completa clicando aqui!

Prism foi menor decepção de todas porque também não esperava uma arte muito elaborada. A capa de Roar me pareceu muito cafona, e já estava desacreditado de uma capa bonita para Prism. Não deu em outra, a capa ficou bastante cafona com muitas coisas jogadas sem motivo na arte. Uma pena.

Agora, as capas mais bonitas de 2013. Escolhi as que dialogassem com o título do álbum e trouxessem algo esteticamente bonito. Confira:

Fall Out Boy – Save Rock And Roll

srnrVeja a capa completa clicando aqui!

Que capa magnifica essa. A imagem é realmente muito bonita. Na verdade vi a capa do álbum depois de ouvir o álbum e acho que isso me contribuiu bastante para que eu gostasse da capa. Os caras explicaram que acharam esta foto na internet, segundo eles as crianças representam a juventude, a mudança e a irreverência, e era sobre isso que eles queriam que o álbum falasse. Uma escolha bem feita.

Mount Moriah – Miracle Temple

mmVeja a capa completa clicando aqui!

Não sou um grande fã desta banda, tenho que admitir, mas o que mais me chamou a atenção para esta capa foi a forma que ela dialoga com a música que eles fazem. Eu fiquei realmente arrepiado com a ela. Para quem não conhece Mount Moriah faz um estilo de música mais pesada e significativa, vale a pena conhecer-los.

Scalene – Real/Surreal

scaleneVeja a capa completa clicando aqui!

Essa foi uma escolha fácil. Descobri a Scalene a pouco tempo junto com uma amiga e quase instantaneamente nos apaixonamos pelo som dos caras. A capa foi feita por uma artista húngara chamada Petra Petterfly que fez a arte toda pensando no conceito de real e surreal. Se você curte um som mais alternativo e pesado procura saber desses caras.

 The Civil Wars – The Civil Wars

tcw
Veja a capa completa clicando aqui!

Esta é na verdade uma capa bastante triste. Pouco antes de lançarem o álbum a dupla anunciou um hiato indefinido por motivos de “diferenças irreconciliáveis de ambição”. A capa em si é bastante simples mas muito bonita, vê-se também uma tensão intrínseca na foto que vai desde as nuvens carregadas até a estrutura preto e branco. A foto fala por si só.

The Dillinger Escape Plan – One Of Us Is The Killer

Untitled 31
Veja a capa completa clicando aqui!

Uma capa simples. Um desenho bem maneiro e nenhum pouco elaborado, somente bem pensado. Não é uma associação óbvia a de uma pena com um assassinato, mas assim que vi a imagem eu pensei “Caraca, tem tudo a ver!“. As vezes simplicidade é tudo que é necessário. Tenho que confessar que não conhecia esta banda e o que me atraiu a conhece-los foi esta capa, então acho que eles fizeram um bom trabalho, afinal, é para isso que a capa serve, não?

O que vocês acharam? Deixe sua opinião nos comentário, faça sua própria lista!

(Lembrando que não estamos julgando o conteúdo do álbum, e sim a arte que compõe a capa do mesmo. Nossa intenção não é ofender nenhum fandom ou artista, mas fazer uma critica construtiva.)

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.