in , ,

5 coisas para conhecer: You Me At Six

O You Me At Six é uma banda pouco falada no Brasil. Britânico, o grupo ainda não conseguiu emplacar hits no país, talvez por nunca ter visitado terras tupiniquins, nem estar no hall do mainstream pop tão famoso hoje.

Ainda assim, eles chamam a atenção. Por isso, lembrando os nove anos de lançamento do disco Take Off Your Colours, primeiro da carreira do quinteto, listamos 5 coisas que você precisa saber para conhecer o YMAS (ou YMA6). Confira!

1. Eles cresceram muito musicalmente

Quando lançou Take Off Your Colours em 2008, os integrantes do You Me At Six tinham entre 18 e 19 anos. Eles entregaram um pop-punk-emo “mais cru”. As baterias e guitarras são colocadas quase em primeiro plano em faixas como “Gossip” e “Save It For The Bedroom”, enquanto o vocalista Josh Franceschi canta sobre temas como a perda do primeiro amor e a “rebeldia adolescente”.

Mas a medida que envelheciam, e com lançamento de novos trabalhos, o grupo evoluía também a construção de suas faixas. A partir, principalmente, de seu terceiro disco (Sinners Never Sleep – 2012) é possível perceber uma sonoridade mais trabalhada. Sonoridade com camadas, melodias polidas e faixas sobre crescimento e o agora mais conhecido amor.

Da discografia da banda, porém, o destaque é sem dúvida Night People, lançado em 2017. O material tem influência de artistas como Led Zeppelin, Rolling Stones, Beatles, Muse e The Killers, e é a amostra mais rock do You Me At Six. Os vocais, baterias, guitarras e baixos se fundem completamente, e entregam faixas “limpas” e que fazem perceber um novo acorde a cada audição do disco.

2. Vão do bate-cabeça ao cortar o coração

Como uma banda rock-pop-punk-emo, o You Me At Six era quase obrigado a oferecer canções para o costumeiro headbanging do gênero. “Stay With Me”, “If I Were In Your Shoes” e “Win Some, Lose Some”, de diferentes discos, cumprem perfeitamente esta função. As canções colocaram o grupo no hall de grandes bandas – do tipo que se apresentam no inglês “Reading and Leeds Festival”, que, aliás, o YMAS já performou ao longo dos anos.

Entretanto, o YMA6 vai além do bate-cabeça. Canções mais “melódicas” como “Fireworks”, “Take On The World” e “When We Were Yourger” trazem letras doces, sobre amor e expectativas. A cada disco, um momento que emociona está garantido. “Take On The World”, por exemplo, já se tornou um hino entre os fãs dos britânicos, cantado a plenos pulmões em cada show.

3. São os “queridinhos” da Kerrang

A Kerrang é uma revista britânica dedicada ao rock, e em suas capas e páginas sempre trazem artistas fortes na cena, como o Foo Fighters, Black Sabbath ou Green Day. E o You Me At Six não fica atrás: numa rápida busca no Google, a primeira página de exemplos da publicação mostra nada menos que 100 citações ou capas com o grupo estampado!

Os prêmios da revista sempre acabam também tendo Josh Franceschi, Max Helyer (guitarra), Chris Miller (guitarra), Matt Barnes (baixo) e Dan Flint (bacteria) inclusos. Concorrendo como “Melhor Banda Britânica”, o YMAS foi indicado em 2008 e 2009, e venceu em 2011 – marca nada mal para uma categoria que escolhe o melhor num país de tantos grandes nomes do rock.

4. São amigos de bandas como o Paramore e Fall Out Boy

Quando o Paramore fez sua primeira turnê na Europa, em 2008, a banda precisava de um ato de abertura. Os escolhidos para a missão? O You Me At Six, que abriu todas as performances e depois acabou por se tornar presença garantida nas tours seguintes dos americanos no continente.

A vinda do grupo à América (apenas do Norte) também foi apoiada pelo Paramore, que os trouxe como abertura até que eles embarcassem em shows só seus. Hoje, muitas das passagens dos americanos pela Europa ainda contam com o Six na abertura, numa espécie de celebração da amizade dos grupos. Os fãs também agradecem, já que muitas vezes são seguidores de ambas as bandas.

Das “parcerias” em tour, resultaram algumas colaborações no palco – até mesmo durante um grande festival, em que “apenas se encontraram”.

O Fall Out Boy foi outro sucesso que o YMA6 conheceu em 2008. Na época, o You Me At Six também foi ato de abertura do grupo em sua turnê europeia.

5. Fazem ótimos covers!

Na lista de ótimos covers realizados pelo Six, é possível incluir principalmente os feitos na BBC Radio 1 nos últimos anos. Foo Fighters, Jessie J e Sia já entraram na setlist do grupo, que sempre cria uma nova identidade para as faixas escolhidas.

E então, está esperando o que para ouvir o You Me At Six?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *