in , ,

45 anos de Woodstock

Dia do Rock - Topo Oficial 1

Quatro cabeças e alguns milhões e dólares. Isso foi tudo que foi preciso para que se montasse o maior festival de música de todos os tempos.  Hoje em dia, pensar em 3 dias de música é banal; quer dizer, temos o Rock in Rio, o Coachella, o Lollapalooza e até a Tomorrowland que promovem dias a fio de boa música, mas para os anos 60, tal façanha era praticamente inimaginável. Mesmo assim, fizeram.

Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld se juntaram por meio de um anúncio no jornal colocado por John e Joel que convocava jovens com dinheiro no bolso dispostos a embarcar em uma ideia louca. O que era para ser só um estúdio de música em Woodstock, aos poucos, ganhou ares de feira de artes e música.

large (20)

Para quem não lembra, esta era uma época de opostos. Ao mesmo tempo em que o movimento Hippie e todo o seu ideal de amor livre ganha força por todo o mundo, o rock pesado de caras como Black Sabbath (criado em 68) e The Rolling Stones (criado em 62) espalhava pelo mundo as pesadas jaquetas de couro e a força do preto.

O Setlist era nada menos que perfeito. Mesmo que as grandes personalidades da época não tenha topado o quarteto, ainda conseguiu reunir um grupo de 37 músicos que levantaram um mar de mais de 500 mil hippies urrando por boa música.

woodstock setlist

Apesar de a população ter sido contra realização do evento na cidade, o fazendeiro de uma cidade vizinha, a tão famosa Woodstock, cedeu um espaço de quase 600 acres de terra (pois é, Woodstock não aconteceu em Woodstock, mas sim em Bethel)

“Janis Joplin. É só no que penso. Além dos anos dourados por conta da música e abertura de Joe Cocker. Mesmo que para mim não tenha muito impacto historicamente falando, eu acho importante e foi um evento que mudou a música” – Amanda Abreu

Como não mudar? Um festival que se torna tão importante para o mundo da música que dá nome a uma era e vira ponto de referencia de um movimento tão forte quanto foi o hippie.

large (19)

Apesar de manchado por grandes casos de violência em sua última edição, a primeira edição do “Festival Paz e Amor” não teve nenhuma ocorrência de violência. Muitos bebês foram gerados no evento, muitas pessoas encontraram a tão famosa cara metade, mas em um geral a música e a arte prevaleceram. 45 anos depois ainda se fala sobre, ainda se sonha com um evento que mude a história do jeito que Woodstock mudou.

A nós, resta agradecer aos organizadores e aos músicos que fizeram o evento o que ele é hoje com a nossa singela homenagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *